Educação Física: Saberes docentes, consciência e identidade profissional

  • Mariane Ferreira de Campos UNIBRASIL
  • Camile Silva UNIBRASIL
Palavras-chave: saberes docentes, consciência, identidade profissional, prática docente

Resumo

Esse estudo busca identificar quais saberes os professores se utilizam para construir sua prática pedagógica, como se manifestam através de sua consciência e como formam a identidade profissional de cada um. A escolha do tema aconteceu após uma aula da disciplina de Práticas de Ensino I, onde foram apresentados e discutidos os temas de saberes docentes, consciência e identidade profissional. A atuação profissional de um professor se manifesta através de sua prática docente ou seja, a forma com que o mesmo compreende o processo de ensino aprendizagem e acontece de acordo com os processos históricos e culturais que do profissional além disso recebe influência de um conjunto de saberes: valores, crenças e ideias, todos esses fatores incide sobre o resultado final, a aprendizagem do aluno. Esses conjuntos de saberes que permeiam a prática docentes, são apresentados por Tardif, (2014) como o amalgama dos saberes da formação profissional, disciplinar, curricular e da experiência. A observação dessa realidade depende do nível de consciência desses profissionais, o quanto compreendem e refletem acerca da realidade em que estão inseridos, não apenas no ambiente de trabalho mas em todas as esferas da sua vida. Essa articulação entre os saberes docentes e os níveis de consciência não foi encontrada na literatura, esse trabalho visa compreender essa relação e contribuir para o conhecimento cientifico no estudo da profissão docente. Ao mesmo tempo possibilitar aos professores base teórica para reflexão sobre si e suas práticas docentes. Este estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de campo, descritivo-exploratório, será realizado com cinco professores de Educação Física licenciados, de ambos os sexos, que estejam lecionando para o para o ensino fundamental anos finais e ensino médio, com no mínimo cinco anos de experiência com as series e atuem na rede pública e privada de Curitiba e Região Metropolitana. Será fornecido um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), após será aplicado um questionário individual composto por seis questões abertas e uma observação estruturada de três aulas do profissional com series ambos baseados no saberes docentes. As repostas dos questionários será associadas aos relatórios de observação, possibilitando a interpretação de quais saberes docentes são utilizados e como se manifestam na prática docentes possibilitando uma reflexão sobre os níveis de consciência e como atuam na construção de uma identidade profissional docente. Foram contatados seis professores sendo, uma entrevista em processo de tabulação, três entrevistas agendadas, uma solicitação de conversa e uma negada.

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física