Estado Protetor ou Estado Interventor? O papel da família no ordenamento jurídico brasileiro.

  • Felipe Schultze Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Livia Solana Pfuetzenreiter de Livia Teixeira Centro Universitário Internacional - Uninter

Resumen

O presente artigo cientifico pretende verificar o papel da família no ordenamento jurídico brasileiro. A partir de uma revisão bibliográfica, e levando em conta as características polêmicas do tema, que sempre envolve amplo debate e discussão, o artigo busca realizar uma análise da evolução constitucional da instituição familiar até os novos princípios do direito de família brasileiro. Neste passo, o estudo se propõe a questionar se a proteção da família é de fato um dever constitucional do Estado brasileiro, e qual o papel de ingerência do Estado na formação familiar brasileira atual, sob uma perspectiva multicultural da entidade e, também, da intervenção mínima estatal.

Biografía del autor/a

Felipe Schultze, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Graduado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Escritor do livro: "Federalismo no Sistema Constitucional Brasileiro: um modelo cooperativo?".
Livia Solana Pfuetzenreiter de Livia Teixeira, Centro Universitário Internacional - Uninter
Professora de Direito Administrativo na Universidade Regional de Blumenau (FURB); graduada em Direito pela FURB; pós-graduada pela Anhanguera-UNIDERP; Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) na linha de pesquisa de Teoria e História da Jurisdição; Endereço de email: [email protected].
Publicado
2018-03-13