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  • Lorena Beatriz Unibrasil
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Palabras clave: Português

Resumen

No contexto educacional existem muitos alunos que necessitam de atendimento diferenciado, seja em salas de recursos ou até mesmo com um professional de apoio ao seu lado. Diante disso, a pesquisa aborda a necessidade de um trabalho diferenciado com os estudantes com altas habilidades e superdotação - conjunto de pessoas com habilidades e competências acima da média. Essas habilidades podem se manifestar em diversas áreas do conhecimento e não estão limitadas apenas ao desempenho acadêmico, podendo também abranger outras áreas de desenvolvimento. Dentro dessa temática, o presente trabalho destaca as dificuldades apresentadas na sala de aula, sob a perspectiva dos professores e dos próprios alunos, buscando contribuir significativamente com o seu atendimento por meio do levantamento de necessidades especificas a partir do instrumento pedagógico aqui proposto. Esse recurso auxiliará os professores, oferecendo estratégias e práticas diferenciadas capazes de atender às necessidades desses alunos, o que permitirá que o professor conheça antecipadamente seu aluno, incluindo seus interesses, o que facilitará seu trabalho pedagógico diário. É importante ressaltar que para a criação do referido instrumento, foram realizados questionários voltados para professores que atuam com alunos de Altas Habilidades e Superdotação no ensino fundamental I e II de uma instituição de educação privada de Curitiba – PR. A questão e objetivo central que essa pesquisa busca responder é como podemos auxiliar o professor a enriquecer o seu trabalho dentro da sala de aula por meio de um instrumento pedagógico. Os objetivos específicos incluem compreender o conceito de altas habilidades e superdotação; identificar as principais dificuldades percebidas tanto pelo olhar do professor quanto pelo aluno com altas habilidades e superdotação; coletar dados por meio de questionários para identificar as dificuldades reais enfrentadas na sala de aula; analisar os dados coletados a fim de obter informações para a elaboração do instrumento pedagógico; e, por fim, criar um instrumento pedagógico para auxiliar e acompanhar os alunos com altas habilidades e superdotação. Este estudo fundamenta-se em diversos autores que abordam as problemáticas das múltiplas inteligências e superdotação tais como, Renzulli (1986), Stenberg (2003), Gardner (2010) e na Legislação Brasileira (Brasil, 1996)..

Publicado
2023-11-01

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