PERFIL ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO FORMANDO DO CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA: PERSPECTIVA DOCENTE

  • Jéssica Teixeira Centro Universitário Autônomo do Brasil - Unibrasil
  • Adriana Ramos dos Santos Sousa
  • Camile Silva
Palavras-chave: Formação acadêmica, Competências e habilidades, Estratégias de estudo

Resumo

No Art. 4º do CNE 7/2004 consta que o curso de graduação em Educação Física deve “assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética”, nesse caso, por maior heterogeneidade dos discentes e por mais que façam parte de um sistema de ensino diversificado, ainda sim a formação ocorre da mesma maneira para todos. Assim que adentram ao universo acadêmico os alunos tentam se adaptar da melhor forma às exigências e oportunidades que lhes são oferecidas e uma das formas é tentando encontrar estratégias e diferentes formas de estudo para que agreguem o conhecimento e obtenham sucesso acadêmico. Para isso, é necessária uma série de qualidade e competências que servirão como base para o desenvolvimento pessoal. Pensando nisso, considera-se importante identificar o perfil acadêmico-profissional do formando dos cursos de bacharelado e licenciatura em educação física para verificar quais tipos de profissionais adentrará ao mercado de trabalho, isso por meio da visão dos professores da instituição. Assim, o objetivo desse estudo é identificar o perfil acadêmico-profissional dos alunos sob uma perspectiva docente, além de analisar os dois perfis identificados e verificar as aproximações e distanciamentos do perfil acadêmico-profissional dos formandos dos cursos de licenciatura e bacharelado em educação física. A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa sendo exploratória e de caráter descritivo. Como critérios de inclusão foram selecionados os docentes que lecionem para os últimos períodos de bacharelado e licenciatura em educação física para responderem um questionário semiestruturado voltado a formação acadêmico-profissional dos alunos. Ainda não é possível mencionar os resultados obtidos, pois a pesquisa esta em andamento, no entanto espera-se que o perfil do egresso do curso de bacharelado e licenciatura em educação física, com base na perspectiva docente, seja identificado de maneira com que se possa analisar e possivelmente sugerir formas de intervenção para que haja melhorias na formação acadêmica dos próximos discentes.

 

Publicado
2016-11-07
Seção
Educação Física