ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: NOVAS TENDÊNCIAS EM MEIO AO COVID-19

  • Eloize Caroline Teixeira Dias unibrasil
  • Kelly Cristina Da silva oliveira unibrasil
  • Yasmin Francielly de souza Jarschel
  • Karina Rodrigues unibrasil
Palavras-chave: Ensino Remoto; Ensino Híbrido; Tecnologias Educacionais.

Resumo

 

Resumo

 

Em meio ao caos instalado pela pandemia do vírus covid 19 em 2020, mudanças bruscas de comportamento tomaram conta do cenário nacional e mundial. Em virtude de possível contaminação pelo vírus as pessoas foram obrigadas a permanecer reclusas em seus lares, que trouxe uma total insegurança entre os mesmos e no contexto escolar principalmente, pois como manter os alunos em contato com o ensino-aprendizagem já que estariam longe do ambiente escolar. É neste contexto que a tecnologia se fez necessária para mediar o ensino e contato entre professor-aluno/família-escola, por consequência surgiram dificuldades no que diz respeito à inclusão digital, pois nem todos têm acesso às mídias e também domínio dessas ferramentas. Surgira a necessidade de capacitação de pedagogos, professores e funcionários que a partir deste cenário atual precisam trabalhar de forma remota.  Desta forma, esta pesquisa se faz necessária e objetiva discutir aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem no ensino remoto; bem como compreender as possibilidades de retorno às aulas presenciais, porém de modo progressivo na modalidade híbrida, onde se articula o presencial e o virtual. Para o desenvolvimento da pesquisa será analisado o caso do Estado do Amazonas, mais especificamente Manaus que de forma pioneira retornou as suas atividades utilizando o ensino híbrido. Ao levantar questionamentos acerca dos benefícios e malefícios desta modalidade de ensino neste período reflexões são articuladas para adaptar-se aos novos possíveis cenários e discutir sobre possíveis escolhas assertivas para construir um caminho adequado que seja cada vez mais estimulante ao aprendizado e seguro para os alunos do ensino público no Brasil. A partir desta nuance pesquisar o ensino híbrido nos coloca a frente de uma possibilidade a ser discutida e levada em consideração para o retorno das aulas presenciais. Diante do exposto, a pesquisa busca responder a seguinte inquietação: como está acontecendo o processo de ensino e aprendizagem no modelo híbrido de educação em tempos de pandemia? Esta pesquisa de cunho qualitativo visa à investigação pautada na metodologia cientifica através de descobertas e possibilidades que possivelmente emergirão após este período de acesso a modalidade de aprendizagem remota.

Publicado
2021-06-11
Seção
Pedagogia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)