A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO DE CURITIBA

  • Martin José Fagonde MORÃES
  • Orlei José POMBEIRO
Palavras-chave: Evasão, Demanda, Cursos informática, Computação

Resumo

O mercado de trabalho de Informática em qualquer local do país e fora dele, está muito carente de mão de obra especializada. O crescente avanço na área de Computação, faz com que a cada dia aumente as ofertas de emprego para mão de obra especializada em Tecnologia da Informação. Se por um lado a oferta de empregos só aumenta, porque pelo lado educacional a procura só diminui e a evasão dos que ingressão só aumenta. Nos últimos anos tivemos uma grande evasão nos cursos de Informática de Curitiba-PR e região metropolitana, e quase sempre se acredita que esteja atrelado a fatores internos à instituição. No entanto, a questão que fica é se realmente são somente fatores internos que levaram a desistência, pois o problema da evasão é de todos os cursos da área de Computação. Neste trabalho buscamos identificar o cenário no ensino superior de informática e os principais motivos da evasão. Este trabalho busca os fatores que geram a evasão nos cursos de Comutação. A coleta de dados foi por um questionário abordando temas sobre o curso, o conhecimento por parte dos entrevistados no que tange a área de Computação e conhecimento prévios sobre matemática, a lógica e interesse na programação de computadores. Este questionário foi aplicado a alunos que estão em curso, alunos evadidos e egressos dos cursos de Computação de Curitiba e região metropolitana. Os questionários foram aplicados via Internet, sem a identificação dos entrevistados. A busca pelos resultados se dará pela tabulação dos resultados de perguntas objetivas, levantamento das respostas dissertativas e pelo cruzamento destas respostas entre si. Da mesma forma, buscar-se a cruzar a percepção dos remanescentes quanto aos motivos da evasão de seus colegas. Algumas análises preliminares apontaram diferenças de perfil e percepção entre os cursos. Para os alunos de Ciências da Computação as matérias que mais desestimulam o estudo estão relacionadas à Análise de Sistemas, 63%. Já para os alunos de Sistemas de Informação, apenas 25% apontou este fator como desestimulante. Para os alunos de Sistemas de Informação o que mais desestimula são matéria relacionadas a área de Humanas, 58%. O que chamou a atenção para o curso de Ciências da Computação, que tem o seu estudo focado o desenvolvimento de softwares, 71% apontou como desestimulante as matérias relacionadas a Matemática, e 41% apontou as matérias de Programação, que são a base do curso. O estudo indica que um dos motivos da evasão é o não conhecimento prévio dos objetivos do curso escolhido por parte do aluno.
Publicado
2016-06-08