Linguagem Audiovisual e Formação de Professores: um Diálogo Possível

  • Rosane Andrade Torquato
Palavras-chave: Vídeo, Linguagem Audiovisual, Aprendizagem, Educação a Distância

Resumo

No contexto da aprendizagem efetiva e integral do ser humano é necessário, quando da utilização do meio audiovisual, compreender o valor deste, suas vantagens e desvantagens no processo de construção do saber. A linguagem audiovisual possui uma riqueza particular, um espaço a ser compreendido e aproveitado na formação de cada sujeito. O computador, a internet, a televisão, o vídeo são alguns dos meios que se utilizam da linguagem audiovisual e são articulados no processo do conhecimento. O enfoque desta pesquisa girou em torno do último elemento aqui citado – o vídeo. Muitas são as instituições de ensino que se utilizam do vídeo como um dos instrumentos na formação do sujeito. A utilização da linguagem audiovisual de forma didática deve caracterizar-se por não desperdiçar seu poder comunicativo e pedagógico tornando o meio eficaz e pertinente aos objetivos propostos e almejados. Independente da temática estabelecida, o audiovisual, em particular o vídeo, deve caracterizar-se como espaço instigante de curiosidade, de busca, na tentativa de resolver um problema que tem significado para os interlocutores. O vídeo pode ser facilitador de interações entre o aluno e o programa, os alunos e outros semelhantes. O programa é o mesmo, mas cada um vai recebê-lo de maneira diferente. Aqui está a riqueza, o mistério, o desafio.
Publicado
2017-02-06
Seção
Sessão Especial - Convidados