LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Theodoro Mota CORDEIRO
  • Luciano de Lacerda GURSKI
Palavras-chave: Lutas, Educação Física Escolar, Conteúdo

Resumo

Dentre os conhecimentos passíveis de serem ensinados pela Educação Física Escolar tradicionalmente indicam-se cinco grandes temas a serem abordados: Esportes, Jogos, Ginástica, Lutas e Danças, sendo que entre estes as lutas têm encontrado dificuldades em se efetivar na prática docente. Devido ao envolvimento pessoal e profissional dos autores, estes se propõem a responder a seguinte pergunta: “Como se orienta a produção acadêmica em Educação Física sobre o ensino de lutas na escola?” Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e descritivo, e tendo a intenção de confrontar materiais previamente produzidos, busca-se refletir sobre sua importância, suas aplicações e especificamente sobre a relevância da tematização das lutas no ambiente escolar. Fez-se assim uma revisão sistemática no periódico CAPES, a partir dos descritores “luta(s)”, “educação física escolar” e “conteúdo”, no qual as buscas se deram alternando diferentes combinações entre dois de cada um dos três termos utilizados. Os artigos foram selecionados sob os critérios específicos e revisados de forma a cruzar suas informações. A análise das produções encontradas se dá sob a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (1987). Os dados encontrados até o momento indicam diferentes argumentações para a tematização das lutas nas aulas de Educação Física escolar. Demais considerações não são possíveis de serem colocadas tendo em vista que o presente artigo está atualmente incompleto, porém encontra-se ainda em desenvolvimento.

Publicado
2016-04-15

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)