A EDUCAÇÃO FÍSICA SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

  • Luciano de Lacerda GURSKI
  • Daniele ZILIOTTO
  • Ana Letícia Padeski FERREIRA
  • Rafael Oliveira DA SILVA
  • Samuel LOURENÇO
  • Luiz HAULTH
Palavras-chave: Educação Física escolar, teoria crítica, prática docente

Resumo

A Educação Física tem encontrado dificuldades em concretizar no seu fazer pedagógico aquilo que no campo teórico já se discute a mais de duas décadas. Sabendo que a prática docente é composta de diversos saberes, e da necessidade da aproximação do campo acadêmico com o a realidade da escola, propõe-se pesquisar a prática docente de professores da rede pública quanto aos pressupostos, conteúdos e metodologias que têm sido utilizadas, afim de verificar limites e potencialidades. Desta maneira, foram selecionadas X escolas, pertencentes a rede pública. Com a anuência destas e dos professores, iniciarão-se as observações no segundo semestre de 2015. Esta pesquisa de campo, fundamenta-se no materialismo histórico-dialético buscando ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de efetivação de uma Educação Física crítica e progressista (BRACHT, 1999) ou crítico superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Os resultados serão analisados sob a perspectiva dos conceitos de práxis, totalidade, contradição, mediação, bem como outros conceitos desta matriz teórica conforme possibilitem os fatos observados.
Publicado
2016-06-09

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