A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente estudo tem como objeto a motivação dos alunos das escolas públicas nas aulas de educação física no ensino médio. Objetiva-se verificar a motivação dos alunos de Educação Física do 2° Ano do Ensino Médio de uma escola estadual ato em Colombo-PR, e suas respectivas proporções em relação as práticas de atividades físicas verificando os fatores que levam os alunos a participar das aulas de Educação Física. Ao trabalhar com esse tema, o profissional da área de Educação Física pode ter a oportunidade de melhorar seu desempenho produzindo uma aula mais motivante para um melhor aproveitamento da atividade física. Utiliza-se como referencial os estudos de Ferreira (2004), que abordou os conceitos de motivações intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca inclui fatores internos como a vontade de participar das aulas de educação física, enquanto a motivação extrínseca são os fatores externos aonde os alunos participam das aulas de educação física por influências de colegas, do professor e dos pais. Será aplicado um questionário para alunos do ensino médio na escola estadual presente no município de Colombo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi elaborado por KOBAL (1996). Trata-se de um questionário referente à motivos intrínsecos e extrínsecos em aulas de Educação Física, contendo três questões, com 32 afirmações no total, sendo 16 referentes a motivação intrínseca e 16 referentes a motivação extrínseca. O questionário elaborado para verificar as tendências de motivação intrínseca ou extrínseca dos alunos contém questões fechadas as quais foram analisadas, respectivamente, de forma quantitativa. Buscando, dessa forma, informações sobre a motivação nas aulas de educação física. Por meio da pesquisa de campo pretende-se buscar soluções para a seguinte indagação: dos alunos de Educação Física do 2° Ano do Ensino Médio de uma escola estadual ato em Colombo-PR, encontram-se motivados? Tem se como foco a compreensão de quais aspectos influenciam para que os adolescentes tenham maior ou menor motivação para aula de educação física. A opção pela realização do presente estudo, consiste em saber qual a percepção dos alunos com relação as aulas de educação física. Observa-se que o presente trabalho encontra se em andamento, desta forma, o questionário está sendo aplicado para a coleta de um maior número de dados com o intuito de ser um embasamento do tema.