Biodigestores e suas aplicações

  • Cristhiane Neiverth Unibrasil
  • FERNANDO HENRIQUE GONÇALVES GONÇALVES
  • RENAN PRESTES RODRIGUES RODRIGUES
  • RODRIGO KALKO FERNANDES FERNANDES
  • WELINGTON TOMADON OSMAN OSMAN
Palavras-chave: Biodigestor portátil; biogás; fertilizantes

Resumo

Nos anos de 1950 a 1970 com o alto uso dos combustíveis não-renováveis de origem fóssil desencadeou um desinteresse sobre a produção do biogás nos países desenvolvidos. Consequentemente em países que detinham poucos recursos financeiros e fontes de energia, como por exemplo a Índia e a China, o biogás apresentou um papel importante, especialmente em pequenas regiões agrícolas. Entretanto, em meados dos anos 70 com a crise energética e o gás metano produzidos pelos digestores anaeróbicos voltando aos holofotes, conduzindo a um aumento da sua produção nos países desenvolvidos. Assim, esse trabalho apresenta elementos que preconizam as características dos biodigestores e como os mesmos podem ser utilizados e instalados. Desde os biodigestores que são instalados para uma produção em massa até aqueles portáteis de baixa produção apenas utilizados para uso doméstico. Contemplará também a montagem de um biodigestor portátil de baixa produção para ilustrar o funcionamento e a produção de biogás e derivados para biofertilizantes. O trabalho objetiva apresentar as características dos biodigestores e como os mesmos podem ser utilizados e instalados e também a montagem de um biodigestor portátil de baixa produção para ilustrar o funcionamento e a produção de biogás e derivados para biofertilizantes. O protótipo encontra-se atualmente em fase de construção. O objetivo é terminar o protótipo nos próximos meses para que tenhamos tempo suficiente para que os dejetos nele depositados possam ser transformados em biogás e o objetivo final seja alcançado com êxito.

Referências

DEGANUTTI, R.. Biodigestores rurais: modelo indiano, chinês e batelada, Bauru, SP, 2002.
FARIAS, R. M. Biodigestão anaeróbia de dejetos de poededeiras coletados após diferentes períodos de acúmulo. Ciência Rural, Santa Maria, v. 42, n. 6, p.1089-1094, jun. 2012.
FREY, R. Relações entre lixiviação de nitrato e produção de biomassa do milho com dejetos suínos provenientes de diferentes tratamentos. Revista Brasilira de Ciências Agrárias, Recife, PE, v. 5, p.212-218, abr. 2010.
SILVA, DE O. C.. Biodigestão anaeróbia com substrato formado pela combinação de esterco ovinocaprino, manipueira e biofertilizante, Aquidabã, Maio 2013.
SOARES, DA C. R.. Evolução histórica do uso de biogás como combustível, [s. l.], 2010.
SOARES, R. da C.; DA SILVA, I. R.; MOREIRA, C.. Evolução histórica do uso de biogás como combustível. 2010. Artigo (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Mato Grosso, 2010.
SOUZA, Ozair. Biodegradação de resíduos lignocelulósicos gerados na bananicultura e sua valorização para a produção de biogás. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, PB, v. 14, p.438-443, out. 2010.
Publicado
2021-06-11
Seção
Engenharia Mecânica

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)