ANÁLISE DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DA INCINERAÇAO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.

  • Cristhiane Neiverth Unibrasil
  • Ruam Gimenes da Silva da Silva
  • Luis Fernando Almeida Santos Santos
  • Jose Carlos de Oliveira Oliveira
  • Christian Patrick Pereira Pedroso Pedroso
  • SCHNEIDER, F. A SCHNEIDER
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos; Lixo; Energia Reciclável; Aterro Sanitário.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de geração de energia elétrica a partir de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que muitas vezes são descartados de forma incorreta e na qual poluem a natureza e no caso de lixões impactam diretamente a população que moram nas proximidades. A cada ano a geração de resíduos aumenta e as áreas para os aterros sanitários diminuem. A incineração desses resíduos transformando lixo em energia elétrica é uma alternativa apresentada para solucionar problemas como: destinação inadequada dos RSU e melhorar a matriz energética do país. Esta é uma alternativa verde de descarte do lixo que contribui com os 3 pilares da sustentabilidade econômica, ambiental e social. A pesquisa aponta a necessidade de uma verdadeira política administrativa pública brasileira que utilize de forma eficaz as parcerias entre universidades e empresas para que o conhecimento já tenha valor agregado a energia reciclável. Desta forma, entende-se que acesso aos recursos financeiros, mais investimentos e maior incentivo a pesquisas são algumas das medidas que o Brasil poderia tomar para que a transformação de RSU em energia elétrica se torne um mecanismo de desenvolvimento econômico, ambiental e social na qual se enquadraria perfeitamente nos 3 pilares da sustentabilidade. Analisando resultados apresentados no trabalho tomado como base, nota-se a viabilidade da incineração dos RSU, que além de ser uma alternativa sustentável a longo prazo gera receitas e pode diminuir significativamente a emissão  de gases de efeito estufa pelos aterros sanitários e lixões e a degradação e contaminação das áreas a eles destinadas.

Referências

ANEEL (2017). Tarifas ao Consumidor. Agência Nacional de Energia Elétrica. Brasil. http://www.aneel.gov.br/tarifasconsumidores
ANÁLISE DO POTENCIAL DA PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DA INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO,interciencia,2018.Disponivel em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/339/33957918007/html/index.html#gt2. Acesso em:21/09/2020.
De Nogueira YCT (2015) Viabilidade Técnica e Econômica de Usinas “Waste-to-Energy”. Tese. Universidade de Brasília. Brasil. 85 pp.
Jucá, José Incineração de resíduos urbanos p. 24-26, 2013. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2020
Machado CF (2015) Incineração: Uma Análise dos Tratamentos Térmicos dos Resíduos Sólidos Urbanos de Bauru -SP. Tese. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil. 97 pp.
Maranho AS (2008) Potencial de Geração de Energia Elétrica a Partir de Resíduos Sólidos Urbanos para Bauru e Região. Tese. Universidade Estadual Paulista Brasil. 107 pp.
Neto, Manuel. Carvalho, Paulo. Geração de energia elétrica: 1° edição, Erica, saraiva
Souza, Ludmilla. Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, web site,2019. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/brasil-gera-79-milhoes-de-toneladas-de-residuos-solidos-por-ano#:~:text=No%20Brasil%2. Acesso em 13 de Setembro de 2020.
Publicado
2021-06-11
Seção
Engenharia Mecânica

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>