UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL – PAVER COM LAMA PROVENIENTE DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE MARIANA - MG

  • Diogo Evangelista Pellissari
  • Maria Julia de Lima Bonfim
  • Erica Eulalia da Silva
  • Erika Macedo de Souza
  • Genesis Erthal da Cruz Carvalho
  • Jessica Daiane Camillo
  • Cristhiane Neiverth Unibrasil
Palavras-chave: Resíduos; Resistência; Sustentabilidade.

Resumo

O trabalho aborda o estudo da sustentabilidade como principal meio para a fundamentação da ideia de reaproveitamento de resíduos resultantes do rompimento da barragem em Mariana/MG em 2015. Surge da necessidade em verificar a análise da resistência dos corpos de prova quando submetidos a esforços de compressão, comparando pavers convencionais com pavers produzidos a partir dos resíduos provenientes do rompimento da barragem em questão, além de apresentar os resultados obtidos a partir de uma pesquisa de opinião acerca da aceitabilidade da ideia. Infelizmente, nosso estudo não obteve êxito em relação a resistência à compressão exigida por norma, que exige uma resistência maior ou igual a 35 Mpa. e nem à resistência aguardada dos protótipos sustentáveis analisados. A logística para transporte da lama residual até a empresa que produziu os protótipos foi um dos fatores cruciais para o insucesso estrutural do elemento. Além da longa distância entre Mariana - MG e Colombo - PR, onde os pavers foram produzidos, o custo para esse transporte implicaria na necessidade de um alto valor de venda para subsidiar a despesa para a obtenção da principal matéria-prima, a lama. Esse valor, ficaria acima dos praticados para os pavers convencionais e sendo assim, poucas empresas optariam pelo paver sustentável, apesar do benefício ambiental, devido a despesa excedente para execução da pavimentação. No entanto, o estudo não se perde. A produção do material se tornaria muito mais atrativa se realizada em cidades próximas à Mariana - MG, o que reduziria os custos relativos a logística. Além disso, o mercado construtivo oferece componentes que ampliam a resistência desses elementos. É o caso dos aditivos que além de melhorarem o processo de vibro prensagem do paver, melhorariam seu acabamento porque reduziriam a quantidade de água aplicada na mistura, que por sua vez ampliariam a resistência final do produto. É importante destacar que a aplicação desses recursos não mudará o desastre ambiental vivenciado pela cidade de Mariana, mas poderá gerar um impacto positivo na diminuição de extração de matéria prima para a produção de pavers.

Referências

A via Appia, construída há 2.024 anos, ainda é usada regularmente hoje. Imgur, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
ABNT NBR 9781. Peças de concreto para pavimentação – Especificação e métodos de ensaio, 2013.
ALBANO, João. Evolução das vias: uma visão geral. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
As histórias dos monumentos do Rio de Janeiro. Blogspot, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
BALTAZAR, Patricia. A via Appia Antiga. Roma em Português, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
BERRES, Gabriela. Análise de execução e desempenho de revestimento asfáltico sobre vias pavimentadas com pedras irregulares, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
CAVA, Felipe. Da rocha ao asfalto: A história da pavimentação. Além da Inércia, 2019. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
LEITE, Abner. Blocos de concreto para pavimentação intertravada com adição de sílica ativa, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
MANENTI, Eduardo. ARNS, Pedro. Dimensionamento e orçamentação comparativa entre pavimentos flexíveis (pavimentação asfáltica x blocos intertravados de concreto) – Estudo de caso, 2017. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2021.
MORAES, Râdemora. Reaproveitamento de resíduos de mineração na produção de pavers de concreto, 2019.
SILVA, Ana. et al. Fabricação de Pavimentos Intertravados (Pavers) utilizando resíduos de borracha de pneus inservíveis e resíduos da construção civil (RCC) como agregado miúdo. Paraíba, 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2021.
Sustentabilidade: paver vira “asfalto ecológico”. Pirâmide Pré Moldados, 2018. Disponível em: . Acesso em: 27 de março de 2021.
VERISSIMO, Rafael. Utilização de plásticos para a produção de blocos intertravados – pavers, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
WIEBBELLING, Paula. Pavimento com blocos intertravados de concreto: Estudo de caso, 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 de março de 2021.
Publicado
2021-11-19
Seção
Engenharia Mecânica

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>