PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL

  • Sara Santos UNIBRASIL
  • Heloísa Feltrin Seixas
  • Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani
  • Cristina de Souza Martins
Palavras-chave: obesidade desnutrição perfil nutricional Auxílio Brasil

Resumo

A insegurança alimentar pode resultar no estado nutricional de um indivíduo e consequentemente de uma população, podendo trazer complicações na saúde como desnutrição ou obesidade e até ocorrer casos de doenças. O programa Auxilio Brasil surgiu como um programa social de transferência direta e indireta de renda, acolhendo famílias em situação de pobreza e extrema pobreza e com a necessidade de emancipação. É de extrema relevância o acompanhamento das famílias assistidas pelo programa para traçar o perfil nutricional visando a melhoria da qualidade alimentar e do estado nutricional, evitando problemas futuros relacionados a excesso de peso ou desnutrição e o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Sendo assim, ao observar o cenário atual de casos de desnutrição e obesidade que ainda é muito recorrente, e diante de sua problemática é de extrema importância levantar informações sobre o estado nutricional para uma reflexão acerca deste perfil e da qualidade da alimentação dos beneficiários do programa Auxílio Brasil. O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil nutricional e consumo alimentar de crianças de 2 a 5 anos beneficiárias do programa Auxílio Brasil de uma região metropolitana de Curitiba. Foram avaliadas 15 crianças da faixa etária proposta, das quais foi realizada aferição de peso e estatura, seguida da aplicação de um questionário de marcador de consumo alimentar proposto pelo SISVAN, o qual foi respondido pela mãe ou responsável pela criança. De acordo com os dados coletados, observa-se que em relação aos indicadores de IMC/idade e peso/altura 33% das crianças se encontra em situação de sobrepeso, e 7% em obesidade. Essa análise aponta para uma instalação precoce do sobrepeso uma vez que crianças na faixa etária pré-escolar já estão sofrendo com problemas associados ao excesso peso, o que pode estar associado a uma alimentação adequada fornecida pela família. Foi possível identificar que a maior parte das crianças avaliadas utilizaram fórmulas infantis e não foram amamentadas ao seio, além de que muitas crianças terem o costume de comer em frente a televisão, o que pode levar a distração e desinteresse pela alimentação. Conclui-se que a prevalência de sobrepeso e obesidade pode ser considerado elevado para o grupo avaliado e que elas não foram amamentadas de forma exclusiva, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde, desta forma, é de extrema importância que sejam implementadas ações de educação alimentar e nutricional, para esse grupo, na tentativa de reduzir o sobrepeso e obesidade e ainda estimular, de modo geral, a prática do aleitamento materno exclusivo e a correta introdução da alimentação complementar, visando a melhoria dos indicadores nutricionais.

 

Palavras-chave: perfil nutricional; auxílio brasil; obesidade; desnutrição.

Referências

SANTOS BÓIA, J. et al. Associação Entre Insegurança Alimentar E Consumo Alimentar De Idosos Assistidos Por Uma Estratégia De Saúde Da Família Do Interior Paulista. Colloquium Vitae, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 1–11, 2021. DOI 10.5747/cv.2021.v13.n2.v325. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=154919098&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 30 mar. 2022.

CATTELAN, R.; RIBEIRO DE MELLO, G.; MENDES BEZERRA, F. Avaliação da Eficiência do Programa Bolsa Família nos Municípios do Paraná. Administração Pública e Gestão Social, [s. l.], v. 12, n. 3, p. 1–19, 2020. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=144555739&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 31 mar. 2022.

DE CAMPOS, Emily Ferreira; MODESTO, Naiara Alves; SANTANA, Sabrina Santiago. Segurança alimentar, perfil nutricional e de saúde de usuários de unidades básicas de Americana. Revista de Trabalhos Acadêmicos da FAM, v. 4, n. 1, 2019. Acesso em 02 Abr. 2022.

WOLF, M. R.; DE AZEVEDO BARROS FILHO, A. Estado nutricional dos beneficiários do Programa Bolsa Família no Brasil - uma revisão sistemática. Revista Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 19, n. 5, p. 1331–1338, 2014. DOI 10.1590/1413-81232014195.05052013. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=96122006&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 04 abr. 2022.

GOVERNO FEDERAL: Bolsa Família. Publicado em 16 de dez. de 2019. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/outros/bolsa-familia. Acesso em: 31 de mar. de 2022.
MINISTERIO DA CIDADANIA. Auxilio Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/cidadania/pt-br. Acesso em: 31 mar. 2022.

BRASIL. MINISTERIO DA SAUDE. SISVAN. Técnica de Pesagem. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_coleta_analise_dados_antropometricos.pdf. Acesso em: 3 abr. 2022.
Publicado
2022-11-29
Seção
Nutrição

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>