Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças de Zero a 12 meses: Orientações para Educadores

  • Aline Kathleen Oliveira de Mello Unibrasil
  • Nicole Giovana Pinto Rodrigues
  • Danieli Isabel Romanovitch Ribas
Palavras-chave: desempenho motor, criancas, infância

Resumo

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento neuropsicomotor é definido como um processo sequencial, hierárquico e contínuo relacionado à idade cronológica, porém não dependente dela. Durante os primeiros anos de vida é que se processam as mais importantes modificações e os maiores saltos evolutivos nas áreas cognitiva, motora, social e da linguagem. Por causa do alto grau de plasticidade, é nesta fase que as crianças respondem melhor a intervenções de estimulação neuromotora e ambiental, como também estão mais propensas a sofrer influências de fatores internos e externos, que podem repercutir na vida adulta. JUSTIFICATIVA: A falta do conhecimento a respeito das etapas do desenvolvimento neuropsicomotor, por parte dos profissionais que trabalham com crianças, assim como dos fatores que contribuem para o desenvolvimento atípico, pode trazer consequências à criança, pois impede que procedimentos precoces e necessários de avaliação e tratamento, ou intervenções, sejam realizados adequadamente. OBJETIVOS: Desenvolver uma cartilha a respeito do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a 12 meses para educadores. DESENVOLVIMENTO: Estudo experimental indireto, destinado a educadores de crianças de zero a 12 meses da rede privada e pública, sendo excluídos do estudo os educadores da educação especial. O estudo foi dividido em duas etapas: 1) levantamento bibliográfico e 2) elaboração da cartilha. O levantamento bibliográfico, foi realizado usando livros e as bases de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Para a busca dos artigos foram utilizados os descritores, desempenho motor (psychomotor performance), crianças (children), infância (childhood). A cartilha foi elaborada no programa Canva, em tamanho A3, na fonte open sans, tamanho 40. Para a distribuição da mesma é utilizado o formato virtual via QR-code, encaminhado aos gestores escolares da rede pública e privada. RESULTADOS: A cartilha está dividida em seis capítulos: I capa com o tema da cartilha e imagem demonstrativa do desenvolvimento neuropsicomotor; II Contracapa, com o nome das alunas e orientadora; III Introdução; IV Marcos Motores (controle de cabeça, sentar sem apoio, gatas, em pé e marcha). V Estimulação motora, explicação e orientação de como estimular a criança em relação a cada marco motor e VI Conclusão. As informações contidas nos capítulos IV e V são acompanhadas por desenhos, com o objetivo de facilitar o entendimento dos educadores. CONCLUSÃO: A cartilha proporciona aos educadores da rede privada e pública, conhecimento a respeito do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a 12 meses, o qual, irá facilitar a identificação e a minimização de atrasos motores nesta faixa etária.

Referências

COELHO, Vitor A. C.; MARCO, Ademir de; TOLOCKA, Rute E. Marcos de desenvolvimento motor na primeira infância e profissionais da Educação Infantil. Rev. Brasileira de Educação Física e Esporte. v.33 n.1 p. 5-12. 2019.
DUTRA, Ana Paula Duarte et al. Crianças com Atraso Neuropsicomotor: O papel da atenção primária à saúde. p. 57-70. 1ª Edição. Editora: Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina - SC. 2020.
HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 2016.
PAYNE, V. G.; ISAACS, L.D. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. 2007.
BELLANI, Cláudia Diehl Forti; WEINERT Luciana Vieira Castilho. Fisioterapia em Neuropediatria. p.8-10. 1ª Edição. Editora: Omnipax. Curitiba - PR. 2011.
Publicado
2023-10-31
Seção
Fisioterapia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)