EFICÁCIA DE UM E-BOOK EDUCATIVO NO CONHECIMENTO DE PAIS E RESPONSÁVEIS SOBRE ALTERAÇÕES BUCAIS DE NASCIDOS PREMATUROS

  • Debora Cruz Macuco IC, Odontologia, UNIBRASIL
  • Gisele Marchetti UniBrasil
  • Giselle Emilãine da Silva Reis UniBrasil
Palavras-chave: prematuridade, saúde bucal, odontopediatria

Resumo

A prematuridade pode ser definida como qualquer nascimento antes de 37 semanas completas de gestação. Crianças com nascimento pré-termo são mais suscetíveis às alterações buco-dentárias, como aumento na incidência de defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário, aumento na incidência de cárie, atraso na erupção dentária e má oclusão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o conhecimento de pais ou responsáveis, que acompanhavam pacientes atendidos na Clínica Odontológica do UniBrasil, nas clínicas de Odontopediatria, acerca da prematuridade e alterações bucais mais prevalentes em crianças nascidas pré-termo. Além disso, foi avaliado a efetividade de um e-book educativo na mesma temática. O presente estudo seguiu os parâmetros da Declaração de Helsinki e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Seres Humanos do Unibrasil – Centro Universitário Autônomo do Brasil (processo nº 5.656.670). Realizou-se um estudo transversal, entre outubro e novembro de 2022, envolvendo 38 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 64 anos. Um questionário digital, desenvolvido à pesquisa, avaliou o escore de conhecimento (EC), com 16 afirmativas contendo respostas dispostas em escala tipo Likert de três pontos, sendo concordo, não concordo e não sei. Respostas corretas receberam um ponto, e incorretas e “não sei” zero pontos. Os dados foram analisados através do Statistical Package for the Social Science (SPSS). Como forma de classificação do conhecimento foi realizado a categorização: 0 a 4 pontos – muito baixo, 5 a 8 pontos – baixo, 9 a 12 pontos – bom e 13 a 16 pontos – muito bom. Todas as análises inferenciais consideraram nível de significância de p <0,05. O estudo foi desenvolvido em duas fases, aplicadas num mesmo dia. A primeira coletou a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e preenchimento do questionário desenvolvido para a pesquisa. A segunda fase contou com a leitura do e-book educativo e reaplicação do questionário. Os resultados deste estudo apontaram que o EC na primeira aplicação do questionário foi classificado como baixo, tendo como média 7,4 acertos (DP=3,0), enquanto que após a aplicação do e-book, o EC passou para muito bom, tendo como média 12,4 acertos (DP=2,6). No entanto, essa melhora não teve significância estatística (P=0,79). Conclui-se que o conhecimento inicial sobre alterações bucais em crianças nascidas prematuramente era baixo, seguido de maior conhecimento após apresentação do e-book informativo. Assim, o e-book se mostrou um instrumento válido para aquisição de conhecimento de pais/responsáveis sobre alterações bucais em crianças nascidas prematuramente.

Publicado
2023-11-01
Seção
Odontologia

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