Uma análise afro-orientada do game “Contos de Ifá”

  • Luiz Carlos Pinto Universidade Católica de Pernambuco
  • Carla Patrícia Teixeira Universidade Católica de Pernambuco
Palavras-chave: Afroperspectiva, Pedagogia, Game, Ifá, Comunicação

Resumo

O artigo reflete o atual estágio de uma pesquisa em andamento. Nesse esforço, se procura identificar e sistematizar elementos de um processo pedagógico acionado na produção do game Contos de Ifá. O jogo é uma criação coletiva, ainda em andamento, no terreiro Ilê Axé Oxun Karê, de matriz afro-indigena, localizado no bairro de Guadalupe, cidade de Olinda. Consideramos a existência de uma pedagogia da experiência – tensionada por processos de exclusão urbana, por políticas higienistas e pela organização científica da distribuição do trabalho – que exigem, se não o abandono da matriz de análise europeia, um reenquadramento do olhar de prospecção e de pesquisa.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pinto, Universidade Católica de Pernambuco
Professor do curso de Jornalismo e do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco. Doutor em Sociologia
Carla Patrícia Teixeira, Universidade Católica de Pernambuco
Jornalista e Designer, coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, Doutora em Designer pela UFPE.

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Publicado
2021-05-27