O conhecimento do enfermeiro na prevenção da neuropatia diabética em unidades de saúde de Curitiba–PR
Conteúdo Principal do Artigo
Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi identificar o conhecimento dos enfermeiros na prevenção da neuropatia diabética. Como instrumento de coleta foi aplicado um questionário para os enfermeiros de unidades básicas de saúde de Curitiba – PR, que aceitaram participar da mesma mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido no mês de setembro com uma pergunta sobre a prevenção da neuropatia diabética. A análise dos dados foi qualitativa utilizando a análise temática proposta por Minayo e confrontando as respostas dos participantes com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, tratamento e acompanhamento do Diabetes Mellitus de 2007 e as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2013-2014. Participaram 16 enfermeiras, destas apenas uma soube orientar de forma correta todas as orientações previstas nas Diretrizes. Da análise temática emergiu uma categoria “A Prevenção da Neuropatia Diabética” e suas respectivas unidades temáticas: “Orientações adequadas para a prevenção da Neuropatia Diabética” e “Orientações inadequadas para a prevenção da Neuropatia Diabética”. Os resultados demonstram que muitos profissionais que estão em contato diariamente com pacientes diabéticos não têm conhecimento suficiente acerca das orientações determinadas pelas Diretrizes para prevenir a neuropatia diabética. Contudo, os enfermeiros devem desenvolver atividades educativas para aumentar o nível de conhecimento dos pacientes e comunidade, e buscar atualizações para contribuir na adesão do paciente ao tratamento.
Detalhes do Artigo
Como Citar
Arbunio, A. dos S., Alves, A. M., Visentin, A., & Scussiato, L. A. (2017). O conhecimento do enfermeiro na prevenção da neuropatia diabética em unidades de saúde de Curitiba–PR. Cadernos Da Escola De Saúde, 1(13). Recuperado de https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2434
Edição
Seção
Artigo Original
Transferimos os direitos autorais pertinentes ao manuscrito, aceito para publicação nesta revista, para propriedade exclusiva dos Cadernos da Escola de Saúde e, concordamos que seja vedada a reprodução parcial ou total em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada ao Conselho Diretor da Revista.