Portador de transtorno mental em situação de emergência: dificuldades de atendimento percebidas pela equipe de enfermagem em uma unidade mista
Palavras-chave:
Serviços de emergência psiquiátrica, Enfermagem psiquiátrica, Enfermagem
Resumo
Objetivo: conhecer as dificuldades elencadas pela equipe de enfermagem em uma unidade mista acerca do atendimento inicial ao portador de transtorno mental em situação de emergência. Método: estudo descritivo qualitativo, realizado em uma unidade mista de urgência e emergência localizada em Curitiba - PR, por meio de entrevista semiestruturada gravada, da qual participaram 10 profissionais de enfermagem. Para a análise das informações utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: após a análise das entrevistas, foram estruturadas três categorias: O atendimento inicial de enfermagem na emergência versus a formação e a experiência profissional; Estrutura física como elemento desafiador; Os procedimentos de enfermagem na abordagem inicial do paciente versus o gênero. Considerações finais: existem fatores dificultadores presentes na primeira abordagem do paciente com transtornos mentais, relacionados com a formação profissional, o dimensionamento de pessoal, a estrutura física e o fator gênero.
Publicado
2017-03-14
Edição
Seção
Artigo Original
Transferimos os direitos autorais pertinentes ao manuscrito, aceito para publicação nesta revista, para propriedade exclusiva dos Cadernos da Escola de Saúde e, concordamos que seja vedada a reprodução parcial ou total em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada ao Conselho Diretor da Revista.