BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE UMA CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISTA
Main Article Content
Abstract
RESUMO: Este estudo tem como objetivo avaliar os benefícios da Equoterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança com espectro autista. Caracteriza-se por ser um estudo de caso aprovado pelo CEP sob parecer 4.379.204, e pelo CEUA/CONCEUA sob parecer 001, realizado de acordo com a Resolução 466/12, no Regimento da Polícia Montada Coronel Dulcídio, na cidade de Curitiba PR, com um participante com diagnóstico de Autismo moderado, selecionado por conveniência, sexo masculino, cinco anos. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pela responsável legal do participante, o participante selecionado foi submetido à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, por meio, da Bateria de Teste Rosa Neto pré e pós aplicação de 12 atendimentos de Equoterapia, realizados duas vezes na semana, com duração igual a 30 minutos cada atendimento. Ao comparar os resultados obtidos nos períodos pré e pós aplicação da Equoterapia foi verificada que a idade motora geral e o quociente motor geral apresentaram aumento em seus valores de oito meses e 11 meses respectivamente promovendo redução de nove meses no atraso motor do participante do estudo. Ao analisar as habilidades motoras, foi possível observar ganho de 12 meses para o equilíbrio e de 36 meses para o esquema corporal, as demais habilidades (motricidade fina e global, organização espacial, organização temporal e lateralidade) mantiveram seus valores iniciais. O estudo demonstrou que Equoterapia proporcionou melhora no desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança com TEA, favorecendo principalmente as habilidades motoras equilíbrio e esquema corporal.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
We transfer the copyright pertaining to the manuscript, accepted for publication in this journal, to the exclusive property of Cadernos da Escola de Saúde, and we agree that partial or total reproduction in any means of dissemination, printed or electronic, without the prior and necessary authorization is requested from the Journal's Board of Directors.
References
(2) Oliveira, K. e Sertié, A., Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Revista Einstein, SP, 2017, 15(2):233-8.
(3) Gadia, Carlos A., Tuchman, Roberto e Rotta, Newra T.Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, 2004, (80):83-94.
(4) Trzmiel T, Purandare B, Michalak M, Zasadzka E, Pawlaczyk M. Equine assisted activities and therapies in children with autism spectrum disorder: A systematic review and a meta-analysis. Complement Ther Med. 2019, (42):104-113.
(5) Rosa Neto, Francisco. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
(6) Ajzenman HF, Standeven JW, Shurtleff TL. Effect of hippotherapy on motor control, adaptive behaviors, and participation in children with autism spectrum disorder: a pilot study. Am J Occup Ther. 2013, 67(6):653-63.
(7) Soares, A. e Cavalcante, J. Avaliação do Comportamento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, 2015, (21):445-458.
(8) Segura, D. C. de; Nascimento, F. C. do; Klein, D. Estudo do conhecimento clínico dos profissionais da fisioterapia no tratamento de crianças autistas. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, 2011,(15):159-165.
(9) Koca TT, Ataseven H. What is hippotherapy? The indications and effectiveness of hippotherapy. North Clin Istanb. 2016, 2(3):247-252.
(10) Steiner H, Kertesz Z. Effects of therapeutic horse riding on gait cycle parameters and some aspects of behavior of children with autism. Acta Physiol Hung. 2015, 102(3):324-35.
(11) Zhao M, Chen S, You Y, Wang Y, Zhang Y. Effects of a Therapeutic Horseback Riding Program on Social Interaction and Communication in Children with Autism. Int J Environ Res Public Health. 2021, 18(5):2656.
(12) Renzo, M. e Castelbianco, F., The Psychomotor Profile in Children with Autistic Spectrum Disorders: Clinical Assessments and Implications for Therapy. Rev Autism Open, 2017. 7:3.
(13) Bojanek EK, Wang Z, White SP, Mosconi MW. Postural control processes during standing and step initiation in autism spectrum disorder. J Neurodev Disord. 2020, 12(1):1.
(14) Pierobon, J. e Galetti, F., Estímulos Sensório-Motores Proporcionados ao Praticante de Equoterapia pelo Cavalo ao passo durante a Montaria. Rev Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, 2008, (7):63-79.
(15) Silveira, MM. Wibelinger, LM. A equoterapia como recurso terapêutico no equilíbrio do idoso. Rev Neurocienc. 2011, (7):144-153.
(16) Pfeifer, L.T.O. et al. Equoterapia A influência da variação do peso na frequência do passo do cavalo. Rev Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde, 2012, (16): 39-48.
(17) Espindula, A et al. Effects of hippotherapy on posture in individuals with Down Syndrome. Rev Fisioterapia em Movimento. 2016. (29):497-506
(18) Silva, S. e Hruschka, A. et al. Effectiveness of hippotherapy and therapeutic horseback riding on balance in hemiparetic patients after stroke. Rev Fisioterapia em Movimento, 2021, (34):34101
(19) Teixeira et.al. Equoterapia Como Recurso Terapêutico na Espasticidade de Membros Inferiores Em Criança Com Paralisia Cerebral Diplégica. Ver Conexão Eletrônica, 2016.
(20) Espindula, A. e Assis, I. et al. Material de montaria para equoterapia em indivíduos com síndrome de Down: estudo eletromiográfico. Rev ConScientiae Saúde, 2014;13(3):349-356
(21) Sigolo, S. Diretividade Materna e Socialização de Crianças com Atraso de Desenvolvimento. Rev Paidéia 2000, (10):47-54
(22) Rabelo, K. E Aquino, G., Relação entre psicomotricidade e desenvolvimento infantil: um relato de experiência. Rev científica da faminas, 2014, (10):109-123.
(23) Franchini, M., Duku, E., Armstrong, V. et al. Variability in Verbal and Nonverbal Communication in Infants at Risk for Autism Spectrum Disorder: Predictors and Outcomes. J Autism Dev Disord, 2018, 48(10):3417-3431.
(24) Fonseca, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
(25) Souza, S. Caracterização do desenvolvimento motor e equilíbrio corporal em indivíduos com deficiência intelectual e sua correlação com a idade cronológica. Rev Brazilian Journal of Development, 2021, (7):29268- 29285
(26) Fonseca, V. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Constr. psicopedag., São Paulo, 2010, (18):42-52.
(27) Stins JF, Emck C. Balance Performance in Autism: A Brief Overview. Front Psychol. 2018, 5;9:901.