DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM FISIOTERAPEUTAS

  • Mayara Kulig UniBrasil
  • Rachel Schettert de Camargo
Palavras-chave: fisioterapeutas, distúrbios músculo esqueléticos, lesão músculo esquelética.

Resumo

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs) caracterizam-se pela série de esforços físicos repetitivos realizados diariamente por trabalhadores de todas as áreas, de modo especial aqueles que trabalham em contato direto com o paciente. Estão entre os profissionais com maior índice de DORT, sendo o fisioterapeuta um deles. Os fisioterapeutas são acometidos pelas DORTs devido a quantidade exacerbada desses esforços repetitivos em seus atendimentos. O fisioterapeuta tem grande importância na reabilitação física de cada um de seus pacientes atendendo com diferentes protocolos de tratamento utilizando de técnicas manuais,  mudanças de decúbitos e esforços físicos repentinos que podem gerar dores ou desconfortos quando realizados de forma inadequada, ou por sobrecargas de trabalho.  Dentro deste contexto o objetivo deste estudo é verificar os principais distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho que acometem o fisioterapeuta, por meio de uma revisão de literatura. Para a concretização deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados LILACS, PubMed, Scielo. Os critérios de inclusão corresponderam a artigos indexados no período de publicação compreendido entre os anos de 2011 a 2021. Foi realizada uma busca no formulário avançado os descritores distúrbios musculesqueléticos relacionados ao trabalho e fisioterapeutas, bem como os seus termos em inglês musculoskeletal disorders work-related e Physical Therapists. Foi realizada uma análise exploratória dos artigos por meio dos seus abstracts, onde foram excluídos os artigos que não possuíam os dois descritores. Após a análise exploratória, foi realizada uma leitura dos resumos dos artigos selecionados, onde foram excluídos estudos duplicados, que não abordavam o tema da correlação da pesquisa e que não estavam disponíveis na íntegra. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise minuciosa de sua metodologia, e os dados foram organizados em tabelas utilizando o Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados ainda estão sendo analisados.

Referências

1. MILHEM, M.; KALICHMAN, L.; EZRA, D.; ALPEROVITCH-NAJENSON, D. Work-related musculoskeletal disorders among physical therapists: A comprehensive narrative review. Int J Occup Med Environ Health:2016.
2.GALEOTO, G; ALOISI, A; MOLLICA, R; SERVADIO, A; SANTILLI, V; VANACORE, N.An evaluation of work-related musculoskeletal disorders in physiotherapists: a systematic review.Itália:2020.
3. MIKOLAJEWSKA, E.Work-related musculoskeletal injuries in physiotherapists. Med Pr:2013.
Publicado
2021-11-19
Seção
Fisioterapia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)