TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NO PÓS-OPERATÓRIO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR REVISÃO DE LITERATURA

  • Thiago Mazeiro Unibrasil
  • Camilla Zainer Ferrari Unibrasil
  • Rachel Schettert de Camargo
Palavras-chave: Palavras-chave: ligamento cruzado anterior, fisioterapia e reabilitação;

Resumo

Introdução: O joelho é a articulação central dos membros inferiores, responsável por realizar a adaptação e dissipação das forças provenientes do solo, devido as suas características anatômicas. Sua configuração óssea torna a articulação instável e susceptível a forças de torção, por isso, apresenta um bom reforço ligamentar e muscular. Mesmo assim, as lesões de joelho são as causas mais frequentes de incapacidade de indivíduos que praticam esportes. As lesões ligamentares da articulação do joelho ocorrem em virtude dos movimentos articulares e das cargas que está submetida, principalmente o ligamento cruzado anterior. Devido à baixa capacidade de cicatrização do LCA, a intervenção cirúrgica para rupturas do LCA é indicada para restaurar a estabilidade do joelho e permitir o retorno aos níveis de atividade próximos aos anteriores à lesão. O tratamento fisioterapêutico no pós operatório do LCA tem como objetivo restaurar a função da articulação, permitindo que o individuo retorne as suas atividades laborais e esportivas, por meio de protocolos de tratamento. Objetivos: Verificar os protocolos de tratamento o fisioterapêutico utilizados no pós-operatório do ligamento cruzado anterior, por meio de uma revisão de literatura. Metodologia: Foi realizada a busca na base de dados PubMed, com os termos ligamento cruzado anterior, reabilitação, protocolo e pós-operatório, bem como os seus descritores em inglês anterior cruciate ligament, protocol, rehabilitation, postoperative. Os critérios de inclusão foram artigos indexados e publicados entre os anos de 2012 à 2022, que abordaram o tratamento pós-operatório do ligamento cruzado anterior, e que possuíam os dois dos descritores no abstract.  Foram excluídos estudos duplicados, que não tem relação com o tema, que não estavam disponíveis na integra, livros e capítulos de livros, dissertações e teses, revisões de literatura, resumos de eventos, editoriais, artigos de opinião, estudos transversais e estudos com animais. Resultados: Foram encontrados um total de 57 artigos, sendo excluídos de forma imediata 31 por serem artigos pagos, e após a leitura completa do demais artigos foram descartados mais 15 artigos, não apresentarem conformidade com o tema abordado. Assim sendo, foram selecionados 11 artigos para a construção do tema de pesquisa abordado. Conclusão: Na reabilitação fisioterapêutica traumato-ortopédica e desportiva os recursos viabilizam a terapêutica, as técnicas mais abrangentes foram kinesio taping e dry neddlyn, associado aos exercícios isométricos e proprioceptivos, onde é importante que o profissional tenha o conhecimento quanto ao uso das técnicas e recursos, estudos na temática são necessários para ampliar a gama da fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva no que diz a respeito ao ligamento cruzado anterior.

Referências

Labianca Luca, et al, A eficácia da Kinesio Taping na melhora da dor e edema durante a reabilitação precoce após Cruzado Anterior Reconstrução ligamentar: um estudo prospectivo, randomizado, Estudo de controle, Acta Biomed, 2022.

Tajima Takuya, et al, Carga precoce após reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto de isquiotibiais induz alargamento do túnel ósseo femoral: estudo clínico e radiográfico prospectivo, Distúrbios musculoesqueléticos, BMC volume 20, Número do artigo: 274, 2019.

Yazdi Hamidreza, et al, Carga precoce após reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto de isquiotibiais induz alargamento do túnel ósseo femoral: estudo clínico e radiográfico prospectivo, Revista de Ortopedia e Traumatologia v.17, p.327-331, 2016.
Publicado
2023-10-31
Seção
Fisioterapia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)