Utilização da acupuntura na disfunção temporomandibular: revisão de literatura
Resumo
Introdução: A disfunção temporomandibular (DTM) é uma condição multifatorial que afeta indivíduos jovens e de meia idade, sendo mais comum em mulheres. Esta disfunção causa dor orofacial devido ao comprometimento dos músculos da mastigação, da articulação temporomandibular e coluna cervical. O tratamento da DTM é multidisciplinar visando melhora da dor e da qualidade de vida dos indivíduos acometidos. O tratamento fisioterapêutico inclui a utilização de recursos eletrotermofototerapêuticos, terapia manual, cinesioterapia, entre outros. A acupuntura vem ganhando destaque como forma de tratamento fisioterapêutico de forma complementar, pois promove um efeito analgésico no indivíduo, e sem efeitos colaterais. Objetivo: Verificar utilização da acupuntura como forma de tratamento fisioterapêutico em indivíduos com disfunção temporomandibular. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, em artigos indexados no período de 2012 a 2022. Foram utilizados os descritores disfunção da articulação temporomandibular e acupuntura, bem como os descritores em inglês temporomandibular joint dysfunction e acupunture. Após a seleção dos artigos foi realizada uma análise dos abstracts, onde foram excluídos aqueles que não possuíam correlação com o tema de pesquisa, procedimentos cirúrgicos e que não estavam disponíveis na íntegra. Os dados foram organizados em tabelas utilizando o Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram encontrados um total de 28 artigos, onde 11 artigos foram excluídos por não apresentarem correlação com o tema de pesquisa, 09 artigos por serem pagos, resultando apenas 08 artigos para a concretização deste estudo. Conclusão: Nesta revisão, evidenciou-se que o tratamento da disfunção temporomandibular é abrangente e diversificado. Além da eficácia da acupuntura no alívio da dor e melhoria da função, outras abordagens, como dry needling seletivo, manipulação vertebral e terapias a laser, também apresentaram resultados promissores. A convergência dessas abordagens multifacetadas reforça a importância de uma abordagem integrativa e personalizada no tratamento da disfunção temporomandibular, visando proporcionar melhores resultados aos pacientes.
Referências
YAMAMURA ML, YAMAMURA Y. Guia de Acupuntura. Barueri, SP: Editora Manole; 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520445938/. Acesso em: 07 abr 2022.
GÓES KR, GRANGEIRO MT, DE FIGUEIREDO VM. Epidemiologia da disfunção temporomandibular: uma revisão de literatura. Journal of Dentistry & Public Health (inactive / archive only), [S. l.], v. 9, n. 2, p. 115–120, 2018. DOI: 10.17267/2596-3368dentistry.v9i2.1813. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/1813. Acesso em: 12 abr 2022.
Copyright (c) 2023 Anais do EVINCI - UniBrasil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.