Tratamento Fisioterapêutico na Incontinência Urinária de Mulheres Idosas – Revisão de Literatura

  • Luana Rodrigues Carraro UniBrasil
  • Cleonice Garbuio Bortoli
  • Rachel Schettert De Camargo
Palavras-chave: Fisioterapia, Incontinência Urinária, Mulher Idosa

Resumo

Introdução: A incontinência urinária (IU) é definida como “a queixa de qualquer perda involuntária de urina” ocorre pela perda do controle da musculatura estriada esquelética, que forma o períneo. É uma afecção multifatorial onde a idade avançada, multiparidade, cirurgias prévias e hipoestrogenismo, bem como deformidades pélvicas, contribuem para a perda da função esfincteriana. Além desses fatores, algumas alterações decorrentes do envelhecimento, como a atrofia dos músculos e tecidos, o comprometimento funcional do sistema nervoso e circulatório podem contribuir para o surgimento dela, pois reduzem a elasticidade e a contratilidade da bexiga. Justificativa: A fisioterapia utiliza técnicas especificas para o tratamento da incontinência urinaria, bem como cinesioterapia, eletroestimulação, reeducação neuromuscular e acupuntura, auxiliando na melhora da qualidade de vida das mulheres. Objetivo: verificar os métodos de tratamento fisioterapêuticos utilizados na incontinência urinária em mulheres idosas. Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando os bancos de dados da saúde Lilacs, Scielo e Pubmed, utilizando os termos português “incontinência urinária, mulher idosa e fisioterapia” bem como os seus correspondentes em inglês “urinary incontinence, elderly e physiotherapy”. Os critérios de inclusão foram artigos originais, publicados nos anos de 2015 a 2020 nas línguas portuguesa e inglesa, relacionados com a fisioterapia na intervenção da incontinência urinária na saúde da mulher idosa e os de exclusão foram não possuir os dois descritores no abstract, não ter correlação com o tema de pesquisa, tratamento cirúrgico e não estar disponível na íntegra gratuitamente. Após a busca dos artigos nos bancos de dados, ocorreu a análise exploratória dos artigos através da leitura dos títulos e dos resumos conforme os critérios de inclusão, após todos os artigos selecionados foram analisados através da leitura minuciosa na íntegra. Os dados foram organizados em tabelas e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram encontrados um total de 503 artigos, sendo excluídos 427 artigos após análise exploratória. Dentre os artigos selecionados, foram excluídos mais 11 artigos por serem pagos, um artigo duplicado e 59 artigos por não estar relacionados com o tema, resultando em 05 artigos para análise. Os principais métodos de tratamentos fisioterapêuticos encontrados foram o treinamento de musculatura do assoalho pélvico, estimulação transcutânea e orientações. Conclusão: Os tratamentos fisioterapêuticos existentes para o tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas são o treinamento de musculatura do assoalho pélvico, estimulação transcutânea e orientações e verificou-se que eles são eficazes para amenizar os sintomas da incontinência urinária leve a moderada melhorando a qualidade de vida desses indivíduos. 

Referências

1.Leong B, Mok NW. Effectiveness of a new standardised Urinary Continence Physiotherapy Programme for community-dwelling older women in Hong Kong. Hong Kong Medical Journal. 2014 Nov 7;
‌2.Radzimińska A, Weber-Rajek M, Strączyńska A, Podhorecka M, Kozakiewicz M, Kędziora-Kornatowska K, et al. The impact of pelvic floor muscle training on the myostatin concentration and severity of urinary incontinence in elderly women with stress urinary incontinence – a pilot study. Clinical Interventions in Aging. 2018 Oct;Volume 13:1893–8.
3.Dumoulin C, Morin M, Danieli C, Cacciari L, Mayrand MH, Tousignant M, et al. Group-Based vs Individual Pelvic Floor Muscle Training to Treat Urinary Incontinence in Older Women. JAMA Internal Medicine. 2020 Oct 1;180(10):1284.
Publicado
2023-10-31
Seção
Fisioterapia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)