QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM DIAGNÓSTICO DE PARKINSON DURANTE A PANDEMIA COVID-19

  • Missilane de Lima Sousa UniBrasil
  • Sandra Dias de Souza
  • Camila Aragão Souza
Palavras-chave: doença de parkinson; pandemia; covid-19; qualidade de vida; Parkinson.

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente entre os idosos, atingindo de 1 a 3% dessa população (RODRIGUES, 2006). Devido à sua característica progressiva e crônica, a doença pode afetar a motricidade e funcionalidade destes pacientes, gerando lentidão motora (bradicinesia), rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, tremores de repouso e desequilíbrio. Estes são os chamados “sintomas motores” da doença, mas podem ocorrer também “sintomas não-motores” como diminuição do olfato, alterações intestinais e do sono (SOUZA, 2007). Tornando se importante manter uma rotina de tratamento e cuidados devido a progressão da doença, assim, este estudo tem como objetivo analisar a rotina e a qualidade de vida de indivíduos com este diagnóstico durante a Pandemia do Covid-19, iniciada em 2020, a qual forçou mudanças significativas na vida de todos, como isolamento social e rotina domiciliar. O estudo é observacional com metodologia de coorte, aprovado antecipadamente pelo comitê de ética sob número 4.947.789, com duração de 3 meses para coleta de dados realizada na Associação Paranaense de Parkinson (APP) Curitiba, Paraná. Os participantes do estudo serão divididos em grupo A (com diagnóstico) e grupo B (sem diagnóstico, funcionários ou familiares), avaliados individualmente por dois instrumentos, o primeiro uma anamnese e coleta de dados sociodemográfico e o segundo instrumento, o Questionário PDQ-39 (Parkinson´s Disease Quality of Life Questionnaire), disponibilizados de forma virtual (remota) por e-mail ou impresso, sendo o formato de escolha do participante, sem interferência dos pesquisadores ou tempo determinado para concluir as respostas. A pesquisa encontrando-se em andamento, na fase de coleta de dados, com contatos efetivos, observando se a necessidade de esclarecimentos da importância do estudo para aderirem. Até o momento foram coletados 4 questionários.  Não foi possível uma conclusão ou consideração final do estudo devido a fase em que o mesmo se encontra, sendo observado apenas, que dos (4) quatro questionários os mesmos foram unânimes em relatar que ocorreram mudanças significativas na sua qualidade de vida mas sem análise quantitativa destes resultados.

Referências

ASSOBRAFIR. Comunicação Oficial- ASSOBRAFIR, Covid-19. Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde.

DE OLIVEIRA, Mariel Corrêa; MAZIERO, Bruna Rodrigues. Doença de Parkinson e Funcionalidade: Uma Revisão de Literatura.

GONÇALVES, L.H.T, et al. Pacientes portadores da doença de Parkinson: significado de suas vivências. Acta Paul. Enferm. 2007; 20 (1): 62-8.

HAGELL, Peter; NILSSON, M.H. Questionário de 39 itens da doença de Parkinson (PDQ-39): É um construto unidimensional? The Adv. Neurol. Disord. Julho de 2009; 2 (4): 205-214.

MARTINS LM, França APD, Kimura M. Quality of life of people with chronic illness. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 1996;4:5-18.
Publicado
2021-11-19
Seção
Fisioterapia