UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES EM IDOSOS COM OSTEOPOROSE: REVISÃO DE LITERATURA

  • Amanda Silveira Unibrasil
  • Amanda Agnês Guimarães
  • Sandra Dias de Souza
Palavras-chave: Pilates; osteoporose; idosos; qualidade de vida.

Resumo

1) Introdução: O envelhecimento populacional tem se intensificado nas últimas décadas, e entre as condições mais prevalentes nessa fase da vida, destacam-se a osteoporose e a sarcopenia, que comprometem a qualidade de vida dos idosos. O avanço da idade está associado ao desenvolvimento de alterações osteomusculares, responsáveis pelo aumento do risco de fraturas e lesões. A osteoporose caracteriza-se pela perda progressiva da densidade mineral e da matriz óssea. Fatores como a inatividade física e a ingestão inadequada de cálcio contribuem para sua progressão. Nesse contexto, a prática regular de exercícios físicos é uma estratégia essencial para a prevenção e o controle da doença, como o método Pilates que vem se destacando por ser uma atividade de baixo impacto e que tem ganho a apreciação desta população; 2) Justificativa: Este estudo justifica-se pela necessidade de analisar os benefícios da utilização do método Pilates em idosos; 3) Objetivo: Investigar e revisar a literatura científica dos últimos 10 anos sobre os estudos que apresentem o método Pilates na resposta ao tratamento de aumento de densidade densidade óssea, força muscular, equilíbrio e qualidade de vida de idosos com osteoporose; 4) Desenvolvimento: Este estudo é uma revisão de literatura com abordagem descritiva, com busca em bases de dados como SciELO e PubMed, utilizando palavras- chave idoso, osteoporose, Pilates, qualidade de vida. Excluindo estudos de revisão ou que não se apliquem ao objetivo inicial; 5) Resultados: até o momento foram encontrados 2300 artigos, dos quais apenas 8 foram selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão; 6) Discussão: No momento o estudo encontra-se nesta fase de análise e discussão, com previsão de finalização em dezembro de 2025; 7) Conclusão: O estudo encontra-se em fase final para assim construção das considerações finais.

 

 

 

Referências

COIMBRA, C. M. S.; COIMBRA, M. das G. R. O método pilates e a flexibilidade em idosos: revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 21958-21982, 2019.
FECHINE, B. R. A.; TROMPIERI, N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. InterSciencePlace, v. 1, n. 20, 2012.
ENGERS, P. B. et al. Efeitos da prática do método Pilates em idosos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Pelotas, v. 19, n. 1, p. 153–164, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S010351501630002X. Acesso em: 2 abr. 2025.
Publicado
2025-12-12
Seção
Fisioterapia

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)