A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: UM ESTUDO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO

  • Claudio Marlus SKORA
  • Bruna Marques LOPES
Palavras-chave: Competências, Administração, Curso de Graduação

Resumo

O Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005, homologou as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração. Com base nesta regulamentação as Instituições de Ensino Superior passaram a ter autonomia e flexibilidade na elaboração de seus Projetos Pedagógicos. Com isso, definiu-se também que o processo de ensino-aprendizagem deveria compreender não somente a aquisição de conteúdos, mas também o desenvolvimento de competências fundamentais para o perfil do egresso do administrador. Este estudo teve como hipótese o fato de que os conteúdos necessários à formação do administrador estão claros nas Diretrizes Curriculares e os métodos e sistemas de avaliação em uso, mesmo que precariamente, possibilitam a avaliação desses conhecimentos. Já o desenvolvimento e avaliação das competências e habilidades inseridas na regulamentação exigem instrumentos e métodos multidisciplinares capazes de compreenderem a aprendizagem no ambiente do exercício da profissão do administrador. Porém, antes de tudo, deve-se fazer diagnósticos do estágio de desenvolvimento que se encontram as  competências dos alunos.  Por meio de pesquisa documental, foi realizada a coleta de dados em aproximadamente duzentos relatórios de estágio apresentados por egressos de um Curso de Administração, ofertado por uma IES de Curitiba. Os dados levantados puderam subsidiar ações realizadas pelos docentes no cotidiano de suas aulas, viando elevar as competências com maiores resultados de defasagem. Este estudo, então, contribuiu para a formação de administradores mais preparados para os desafios da vida profissional.
Publicado
2016-06-08

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