DIFERENÇA DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL EM DIFERENTES ABORDAGENS DE TREINAMENTO

  • Leonardo Pereira UniBrasil
  • Matheus Pimentel
  • Rodrigo Bozza
Palavras-chave: futebol, aptidão fisica, escolinhas, escolas

Resumo

Este estudo aborda os impactos das diferentes abordagens e ambientes na aptidão física de crianças e adolescentes, focando especificamente no contexto do futebol. Considerando a crescente popularidade das atividades esportivas e sua importância para a inclusão social, a pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como diferentes contextos esportivos influenciam o desenvolvimento da aptidão física. O objetivo é analisar os efeitos de treinos em escolinhas de futebol, categorias de base, aulas extracurriculares e a ausência de atividades esportivas sobre componentes-chave da aptidão física, como força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação. A investigação será conduzida por meio de uma revisão sistemática qualitativa, avaliando estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco em artigos disponíveis nos periódicos CAPES e SciELO. A partir de uma busca inicial, foram identificados um total de 79 artigos. Esses artigos foram divididos entre duas bases de dados principais, resultando em 69 artigos provenientes da CAPES e 10 da SciELO.  Posteriormente, foi realizada uma etapa de exclusão por duplicidade, reduzindo o total de artigos para 76. Em seguida, procedeu-se à exclusão com base nos títulos, o que refinou ainda mais o número de artigos para 17. Após a análise dos resumos, restaram 7 artigos. A fase final envolveu a leitura completa dos artigos, culminando na seleção final de 3 artigos. A análise crítica dos estudos selecionados buscará  padrões e tendências nos níveis de aptidão física entre praticantes e não praticantes de futebol, identificando lacunas e sugerindo áreas para futuras pesquisas. Os resultados podem fornecer insights valiosos para aprimorar programas de educação física e treinamento esportivo. Entretanto, é importante ressaltar que, no momento, ainda não dispomos de dados ou resultados substanciais para apresentar, pois este trabalho ainda se encontra em fase de pesquisa. 

Publicado
2024-10-22
Seção
Educação Física