DIFERENÇA DA APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL EM DIFERENTES ABORDAGENS DE TREINAMENTO
Resumo
Este estudo aborda os impactos das diferentes abordagens e ambientes na aptidão física de crianças e adolescentes, focando especificamente no contexto do futebol. Considerando a crescente popularidade das atividades esportivas e sua importância para a inclusão social, a pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender como diferentes contextos esportivos influenciam o desenvolvimento da aptidão física. O objetivo é analisar os efeitos de treinos em escolinhas de futebol, categorias de base, aulas extracurriculares e a ausência de atividades esportivas sobre componentes-chave da aptidão física, como força, flexibilidade, equilíbrio, velocidade, resistência e coordenação. A investigação será conduzida por meio de uma revisão sistemática qualitativa, avaliando estudos publicados entre 2014 e 2024, com foco em artigos disponíveis nos periódicos CAPES e SciELO. A partir de uma busca inicial, foram identificados um total de 79 artigos. Esses artigos foram divididos entre duas bases de dados principais, resultando em 69 artigos provenientes da CAPES e 10 da SciELO. Posteriormente, foi realizada uma etapa de exclusão por duplicidade, reduzindo o total de artigos para 76. Em seguida, procedeu-se à exclusão com base nos títulos, o que refinou ainda mais o número de artigos para 17. Após a análise dos resumos, restaram 7 artigos. A fase final envolveu a leitura completa dos artigos, culminando na seleção final de 3 artigos. A análise crítica dos estudos selecionados buscará padrões e tendências nos níveis de aptidão física entre praticantes e não praticantes de futebol, identificando lacunas e sugerindo áreas para futuras pesquisas. Os resultados podem fornecer insights valiosos para aprimorar programas de educação física e treinamento esportivo. Entretanto, é importante ressaltar que, no momento, ainda não dispomos de dados ou resultados substanciais para apresentar, pois este trabalho ainda se encontra em fase de pesquisa.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.