O Benefícios do exercício aeróbico na aptidão física de idosos

  • Leonardo Rafael Weber Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Celso Garcia Junior Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Rodrigo Bozza
Palavras-chave: Idosos; exercício aeróbico; aptidão física; intervenção.

Resumo

A população mundial vem progressivamente enfrentando um processo de envelhecimento, denominada como transição demográfica, causado tanto pelo envelhecimento primário (que é um processo natural), quanto secundário (que é a consequência do estilo de vida que o indivíduo teve). A tendência é que gradativamente o número de idosos continue a aumentar com o passar dos anos e, tendo em vista que a expectativa de vida está aumentando e a população está envelhecendo é de suma importância que o idoso envelheça com qualidade de vida. Com esse aumento torna-se de grande responsabilidade que o indivíduo possua o envelhecimento com aptidão física. Ambos os processos de envelhecimento afetam a aptidão física de idosos. Pensando neste aspecto, torna-se uma excelente possibilidade de melhora destes fatores o exercício aeróbico, o qual é caracterizado por movimentos rítmicos e sustentados que envolvem grandes grupos musculares, realizado por um período prolongado a uma intensidade baixa ou moderada. O envelhecimento afeta diretamente a aptidão física de idosos, contribuindo para o aumento do sedentarismo, limitações na capacidade de realizar atividades do cotidiano e torna sua saúde mais vulnerável. Sendo assim, se fazem necessárias estratégias e ações para a melhora e a manutenção dessa característica na saúde dos idosos. O objetivo do presente trabalho é verificar na literatura científica a influência do exercício aeróbico sobre os benefícios de aptidão física do idoso e analisar a eficiência desses benefícios. O presente estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática qualitativa. Com relação às bases de dados serão utilizadas as seguintes: PUBMED e SCIELO, com as palavras-chaves “idosos” e “exercício aeróbico” e “aptidão física” e “intervenção” e “elderly” e “aerobic exercise” e “physical fitness” e “intervention”. Como critérios de inclusão serão inseridos artigos originais que tenham utilizado exercícios aeróbios como intervenção de idosos. Como critérios de exclusão serão considerados artigos que tenham utilizado exercícios resistidos como principal intervenção. Com relação ao idioma serão selecionados artigos em português e inglês e o período de análise será de 2010 a 2023, com a finalidade de fornecer uma análise atualizada do estado da pesquisa. Será realizada uma triagem por 2 revisores com as seguintes cinco etapas (I) elaboração das buscas sistemáticas, (II) avaliação dos títulos e dos resumos, (III) avaliação dos textos integrais, (IV) extração dos dados originais e (V) desenvolvimento da síntese descritiva. Os resultados serão organizados em formato de quadros e tabelas de acordo com as variáveis de observação. Esta pesquisa está em fase de desenvolvimento e ainda não apresenta discussões e resultados.

Referências

KNUTH, A. G.; ANTUNES, P. DE C.. Práticas corporais/atividades físicas demarcadas como privilégio e não escolha: análise à luz das desigualdades brasileiras. Saúde e Sociedade, v. 30, n. 2, p. e200363, 2021.
VILA, C. P. et al.. Aptidão física funcional e nível de atenção em idosas praticantes de exercício físico. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, n. 2, p. 355–364, 2013.
AMERICAN HEART ASSOCIATION et al. American Heart Association recommendations for physical activity in adults and kids. Retrieved August, v. 23, p. 2020, 2018.
REIS, Carla; BARBOSA, Larissa Maria de Lima Horta; PIMENTEL, Vitor Paiva. O desafio do envelhecimento populacional na perspectiva sistêmica da saúde. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 44 , p. [87]-124, set. 2016.
Amorim, F.S.; Dantas, E.H.M. Efeitos do treinamento da capacidade aeróbica sobre a qualidade de vida e autonomia de idosos. Fitness & Performance Journal, v.1, n.3, p.47-55, 2002.
ARAÚJO, D. S. M. S. DE .; ARAÚJO, C. G. S. DE .. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 6, n. 5, p. 194–203, out. 2000.
KAPOOR, G; CHAUHAN, P. Physical Activity for Health and Fitness: Past, Present and Future. Journal of Lifestyle Medicine, Seul, v. 12, n. 1, p. 9-14, jan. 2022.
Publicado
2023-10-30
Seção
Educação Física