COMO O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA IMPACTA NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

  • João Victor Ramalho Furieri Unibrasil
  • Rodrigo Bozza
  • Aparecido Mateus dos Santos Melo
Palavras-chave: Idosos, Qualidade de vida, Profissional de Educação Física, Envelhecimento, Atividade física

Resumo

Países como o Brasil vem demonstrando um crescimento de sua população idosa, estimando-se que até o ano de 2060 a população idosa (+60 anos) aumente de 17,1% de 2019, para 38,7%. Alguns transtornos mentais podem ser observados, como depressão, demência e ansiedade, que comprometem a saúde no envelhecimento, isso ocorre porque, ao invés de reagirem com a resposta de luta ou fuga diante de situações ameaçadoras, reagem de uma forma mais fria, aceitando e complementando o estímulo, onde ocorrem manifestações depressivas em vez de ansiosas. O profissional de Educação Física tem um papel fundamental promovendo a saúde e priorizando ao máximo a segurança e autonomia dos idosos, prescrevendo exercícios bem elaborados , com boa intensidade e volume, com uma frequência adaptada às demandas dos mesmos. Recomenda-se a prática de atividade física, não somente por recomendações médicas, mas também por estar em convívio social. O presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a atuação do profissional de Educação Física influência positivamente na qualidade de vida dos idosos, por meio da promoção da saúde física, mental e social. Trata-se de uma revisão narrativa, definida como um processo que vai além da descrição dos estudos identificados, buscando avaliar, interpretar e sintetizar criticamente os resultados relevantes, visando apresentar novas perspectivas teóricas ou práticas sobre o tema investigado. As bases de dados utilizadas foram Scielo e  buscas manuais nas listas de referências dos artigos incluídos, com recorte temporal de 20 anos, artigos somente em português, com delineamentos metodológicos qualitativo e quantitativo ou mistos que abordassem o como o profissional de Educação Física impacta na qualidade de vida dos idosos. Foram excluídos artigos de revisão, editoriais, cartas ao editor, resumos de congresso, teses e dissertações. Estudos que não abordaram diretamente o objeto de estudo definido na questão de pesquisa e publicações sem acesso ao texto completo ou que não apresentaram dados primários. Os resultados parciais mostram que sim, o profissional de Educação Física tem um impacto muito significativo para os idosos, promovendo a prática de atividades físicas juntamente com o convívio social, assim reduzindo grandes riscos de doenças mentais e crônicas, promovendo hábitos e envelhecimento saudável. Destaca-se que a pesquisa se encontra em desenvolvimento, e novas análises estão em andamento para aprofundar as discussões.

Referências

Mrejen, Matías; et al. Envelhecimento populacional e saúde dos idosos: O Brasil está preparado?. IEPS, Bela Vista-São Paulo, 02/2023. Disponível em: https://ieps.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Estudo_Institucional_IEPS_10.pdf. Acesso em: 02 mai 2025.
De Lima, Alisson Padilha; et al. Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física. Scielo Brasil, Passo Fundo-RS, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/zxJ6M3kNrFRFXybTTLRvK9C/. Acesso em: 24 abr 2025.
Bomfim, Wanderson Costa; et al. Estatuto do Idoso: análise dos fatores associados ao seu conhecimento pela população idosa brasileira. Scielo Brasil, 17 Out 2022. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2022.v27n11/4277-4288/. Acesso em: 10/04/2025.
Bernardo WM; et al., (2004). Revisão sistemática X revisão narrativa. Scielo Brasil, 17 Jul 2007. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/#:~:text=Os%20artigos%20de%20revis%C3%A3o%20narrativa,de%20vista%20te%C3%B3rico%20ou%20contextual. Acesso em : 10 abr 2025.
LIMA, Alisson Padilha de; et al. Grupo de convivência para idosos: o papel do profissional de educação física e as motivações para adesão à prática de atividade física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/zxJ6M3kNrFRFXybTTLRvK9C/?lang=pt. Acesso em: 20 mai 2025.
MENDES, Paulo Henrique; et al. Qualidade de vida e envelhecimento saudável: uma revisão sistemática. Revista Portuguesa de Cardiologia, Lisboa, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/hNsJdN6dN6N8RgtmV9BJPmd/?lang=pt. Acesso em: 02 mai 2025.
OLIVEIRA, Ana Paula; MARTINS, Carlos Eduardo. Atividade física e qualidade de vida em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232008000100081&lang=pt. Acesso em: 22 mai 2025.
Publicado
2025-12-12
Seção
Educação Física

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>