DESENVOLVIMENTO MOTOR E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA FASE FUNDAMENTAL

  • Maíssa Vendrame UNIBRASIL
  • Leticia Keps Ribeiro
  • Rodrigo Bozza
Palavras-chave: Desenvolvimento motor; Escola; Educação Física; Fase Fundamental.

Resumo

O desenvolvimento motor pode ser compreendido como uma alteração constante do comportamento motor, que percorre um caminho de processo e produto decorrente da necessidade ambiental, ocupacional e biológica do indivíduo influenciando em seu desempenho e habilidades motoras. Nesse sentido, é perceptível que, a Educação Física Escolar (EFE) é de suma importância no desenvolvimento motor das crianças em sua fase fundamental, podendo muitas vezes ser a única forma de praticar atividade física das crianças, em vista por exemplo, da falta de segurança nos bairros onde residem, o ambiente não motivador em que estão inseridos e até mesmo o surgimento da pandemia do COVID-19. Com o objetivo de atrair atenção para o tema, apontando a influência das aulas de no desenvolvimento motor de crianças, identificaremos como a falta de estímulos adequados nas aulas podem afetar a maturação na fase fundamental dos indivíduos. Com base nesses pressupostos, a pesquisa, definida como revisão de literatura, tem como objetivo geral analisar a abordagem da EFE com vista no desenvolvimento motor de crianças no ensino fundamental. Como objetivos específicos: 1) Revisar com bases teóricas os processos de aprendizagem motora a serem desenvolvidos na fase fundamental do desenvolvimento motor; 2) Identificar como a falta de estímulos adequados podem afetar o desenvolvimento na fase fundamental; 3) Investigar como as aulas de EFE afetam no desenvolvimento motor de crianças. Para isso, utilizamos as palavras-chaves na língua portuguesa: Desenvolvimento motor, escola e educação física. Para a base de dados nessa revisão foram empregues: Periódicos Capes e Scielo. Como critérios de inclusão: Artigos científicos em língua portuguesa publicados entre os anos de 2000 à 2022. E como critérios de exclusão: Artigos duplicados, através da leitura dos títulos, resumos e leitura dos textos na íntegra. Foi encontrado um total de 331 artigos, sendo 176 do Scielo e 155 do Periódicos Capes; os artigos duplicados foram excluídos e as referências analisadas por título e resumo, passando a ser 282 descartados; 17 artigos restantes passaram pela leitura do texto na íntegra e atualmente passam pelo processo de extração de dados e resultados em uma planilha.

Publicado
2022-11-23
Seção
Educação Física