A Hibridização Profissional como Exigência para Trabalhar na Área da Comunicação: Perspectiva a partir de Vagas Brasileiras Divulgadas no Linkedin
Resumo
O atual cenário digital tornou desafiador o mundo do trabalho em comunicação, correlacionando o campo com o marketing, no sentido de não se conseguir delimitar seus territórios, tornando as áreas híbridas. Este artigo teve por finalidade investigar as tendências de empregabilidade em comunicação, por meio dos requisitos de formação e de atuação profissional em oportunidades de trabalho oferecidas por organizações. Como embasamento teórico, utilizou-se principalmente Fernandez (2010), que relaciona a atuação profissional na área; Lupetti (2007), sob a ótica da comunicação integrada organizacional; e Kotler e Keller (2012), com os processos do marketing e da comunicação integrada de marketing. A escolha metodológica foi de natureza qualitativa, a partir de pesquisa documental em vagas divulgadas pela rede social digital LinkedIn para análise de conteúdo, realizada segundo a proposta de Bardin (2016). Entre os achados do estudo, percebeu-se que o mundo do trabalho não tem diferenciado um perfil de formação específico para o profissional que atua em comunicação, mas valoriza a educação superior, com destaque para o marketing e as áreas da comunicação; além de demandar experiência profissional, conhecimentos e habilidades relacionadas ao panorama digital contemporâneo.
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