Comunicação, Discurso e Resistência: A Prática Ciberativista de Mulheres Indígenas no Facebook

  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal do Amazonas -Ufam
  • Ludyane da Silva Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Kamily Glória Pantoja Universidade Federal de Tocantins - UFT

Resumo

Com o surgimento da internet, houve uma grande mudança na forma de comunicação humana como a facilidade de interação com muitas pessoas, ao mesmo tempo, e distantes fisicamente, além da possibilidade de reunir um grande número de indivíduos em grupos para, por exemplo, exporem opiniões, ideias e, até mesmo, reivindicar direitos. Muitos grupos considerados excluídos pela grande mídia viram, na cibercomunicação um instrumento de luta. Compreendendo a importância da temática, este trabalho estuda o discurso e a prática ciberativista de mulheres indígenas na rede social Facebook, para compreender quais as narrativas construídas enquanto sujeito-discursivo em espaços virtuais, na tentativa de desconstruir estereótipos sobre a imagem da mulher indígena e sobre os povos indígenas. Buscou-se também entender como esses espaços são usados para promover debate e ciberativismo em prol as causas indígenas. Para isso, foram selecionadas seis publicações de duas líderes indígenas para compor o corpus de estudo. Utilizou-se como fundamentação teórica a Análise do Discurso francesa, tendo como referência autores como Pêcheux (1996, 2001) e Orlandi (2001). Foram encontrados discursos que defendem a igualdade de gênero e, principalmente, a defesa pelos direitos indígenas, de modo a deixar evidente a resistência dos povos indígenas e as medidas que lhes são impostas.

Biografia do Autor

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal do Amazonas -Ufam
Membro do Programa de Pós-graduação em Educada da UFAM Líder do Núcleo de estudos da linguagem da Amazônia -Nel-Amazônia
Ludyane da Silva Ferreira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Jornalista pela Universidade federal do Amazonas
Kamily Glória Pantoja, Universidade Federal de Tocantins - UFT
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Tocantins

Referências

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. v. 5.

BAUMHART, Raymond. Ética em negócios. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1971.

CASHMORE, Ellis. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro Edições, 2000.

CASTELLS, Manuel et al. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COURTINE, Jean-Jacques. Définition d’orientations théoriques et construction de procédures en analyse du discours. Philosophiques, v. 9, n. 2, p. 239-264, 1982.

FOUCAULT, Michel (1969). A arqueologia do saber. Trad. brasileira de Luiz Felipe Baeta Neves. 5ª ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux na construção da análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Clara Luz, 2004.

GRIGOLETTO, E. O discurso de divulgação científica: um espaço discursivo intervalar. Tese de Doutorado em Letras apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

HERNANDEZ, R. (Edit) Etnografias e historias de resistencia. Mujeres indígenas, procesos organizativos y nuevas identidades políticas. México: Centro de Investigaciones y Estudios em Antropologia Social: UNAM, Programa Universitário de Estudios de Gênero, 2008. 516 p.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.

ORLANDI, Eni P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. Cortez Editora, 2002.

PEREIRA, Marcus Abílio. Internet e mobilização política: os movimentos sociais na era digital. Encontro da Compolítica. Rio de Janeiro: 2011.

RIGITANO, Maria Eugenia Cavalcanti. Redes e ciberativismo: notas para uma análise do centro de mídia independente. I Seminário Interno do Grupo de Pesquisa em Cibercidades. Bahia: 2003.

Publicado
2022-04-13
Seção
Dossiê Orientalismo