Rádio e Inovação: o fortalecimento das emissoras de rádio comunitária e suas novas possibilidades com as redes sociotécnicas

  • Orlando Maurício de Carvalho Berti Universidadade Estadual do Piauí

Resumo

É feita uma reflexão sobre o status contemporâneo brasileiro acerca do meio comunicacional rádio, tendo como interface midiática principal as rádios comunitárias. Traz-se, analisa-se e destaca-se proposições sobre a temática, bem como pontos e contrapontos acerca das questões da inovação e suas possibilidades com as redes sociotécnicas do Século XXI. É feito um estudo analítico do fenômeno levando-se em conta questões teóricas sobre rádio, rádio comunitária, tecnologias atuais, redes sociotécnicas e inovação para a mídia sonora, notadamente a comunicação comunitária radiofônica. É fato que a própria comunicação precisa vivenciar as reinvenções, apurar e experimentar positivamente as novas sociabilidades trazidas pelas mudanças da contemporaneidade, sem perder sua essência, mas observando os novos públicos e comportamentos atuais, tendo em vista as dinamicidades dos processos comunicacionais. As novas possibilidades das rádios comunitárias com as redes sociotécnicas estão, notadamente, em ampliar suas vozes a partir do momento que compreendem o potencial tecnológico, mas sem nunca esquecer da vertente social.

Biografia do Autor

Orlando Maurício de Carvalho Berti, Universidadade Estadual do Piauí
Professor, pesquisador e extensionista do Curso de Bacharelado em Jornalismo da Uespi. Atua academicamente e socialmente em questões sociais voltadas ao Nordeste do Brasil e a tecnologias sociais.

Referências

BERTI, Orlando Maurício de Carvalho. Processos comunicacionais nas rádios comunitárias do sertão do nordeste brasileiro na internet. (Tese de Doutorado). São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014.

_____. Teorias da Comunicação Comunitária – faces e interfaces nas comunidades contemporâneas. (Trabalho final de Pós-Doutorado). São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2017.

BIANCO, Nélia R. Del; PRATA, Nair (orgs). Migração do rádio AM para o FM – avaliação de impacto e desafios frente à convergência tecnológica. Florianópolis: Insular, 2018.

BOURDIN, Alain. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

BRASIL. Apesar de avanços, surdos ainda enfrentam barreiras de acessibilidade. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/09/apesar-de-avancos-surdos-ainda-enfrentam-barreiras-de-acessibilidade>. Acesso em: 01.jun.2019.

BURGESS, Mark. Princípios de administração de redes e sistemas. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

CARVALHO, Ingrid Aline. A rede sociotécnica na formação de professores de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/física. Florianópolis: Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2007.

COLCHER, Sérgio; LEMOS, Guido; SOARES, Luiz Fernando Gomes. Rede de computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

ESCUDERO, Manuel Chaparro. Sorpreendiendo al futuro – comunicación para el desarollo e información audiovisual. Barcelona: Libros de la Frontera, 2002.

FELICE, Massimo Di. Das tecnologias da democracia para as tecnologias da colaboração. In: FELICE, Massino Di (Org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. v.1. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro de Recursos Humanos. Caderno CRH, n.54, v.21, p.439-435, set./dez. 2008.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados sobre questões de rádio, internet e aparelhos celulares no Brasil. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf>. Acesso em: 11.jun.2019.

INOJOSA, Rose Marie. Construindo futuro: transetorialidade e redes de compromisso social. In: CAVALCANTI, Marly (Org.). Gestão social, estratégias e parcerias: redescobrindo a essência da administração brasileira de comunidade para o Terceiro Setor. São Paulo: Saraiva, 2006.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda – convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.

KRISHNAMURTHY, Balachander; REXFORD, Jennifer. Redes para a web. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

PAIVA, Raquel. O retorno da comunidade – os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

PERUZZO, Cicília Maria Krohling. Comunicação comunitária e educação para a cidadania. In: BARBOSA, Marialva (org.). Vanguarda do Pensamento Comunicacional Brasileiro: as contribuições da Intercom (1977-2007). São Paulo: Intercom, 2007.

_____. Possibilidades, realidade e desafios da comunicação cidadã na web. São Paulo: Universidade de São Paulo, Revista Matrizes, v.12, n.3, 2018, pp.77-100.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

PNAD – PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS. Dados sobre rádio e internet no Brasil. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40>. Acesso em: 12.jun.2019.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MENEZES, José Eugênio de Oliveira. Rádio e cidade – Vínculos Sonoros. São Paulo: Annablume, 2007.

PAIVA, Raquel. Para reinterpretar a comunicação comunitária. IN: PAIVA, Raquel (org). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

ROSA, Mário. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

TENENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

VIEIRA, Fabiano Marques. Trabalhando em redes. São Paulo: Érica, 2006.

Publicado
2022-12-13