v. 18 n. 1 (2022): Cadernos da Escola de Comunicação

Chegamos a edição de 2022 da Revista Cadernos da Escola de Comunicação do UniBrasil. Mantemos a orientação para reflexões que contribuam para a pesquisa acadêmica e profissional. Para tanto, o leitor é apresentado as interfaces da comunicação por meio de trabalhos autorais e com múltiplas abordagens metodológicas.

Nesta edição o ensaio intitulado “Reflexões sobre o ativismo de marcas e suas implicações éticas” busca discutir como o ativismo, essa estratégia controversa, tem implicações a respeito de sua aplicação. Também trouxemos o artigo “A permeação da violência doméstica e das representações sociais na novela segundo sol” com intuito de refletir a respeito dos múltiplos tipos de violência sofrida pelas mulheres.

O artigo intitulado “O Clarim da Alvorada: a imprensa negra e o processo de reconfiguração da identidade cultural nas décadas de 1920 e 1930 em São Paulo” discute o surgimento de uma impressa negra, destacando a importância deste movimento para a época e para a atualidade. O trabalho “Rádio e Inovação: o fortalecimento das emissoras de rádio comunitária e suas novas possibilidades com as redes sociotécnicas” reflete a respeito das possibilidades das rádios comunitárias.

O artigo “Comunicação e alteridade no mundo contemporâneo” discute como os indivíduos debatem assuntos controversos no bios virtual. Por fim, o estudo “Consequências negativas da utilização e da comunicação em redes sociais” debate como a internet tem afetado os relacionamentos interpessoais.

 

Aproveitamos para registrar nossa imensa alegria em dar continuidade ao Cadernos da Escola de Comunicação do UniBrasil, contando com a reformulação do Conselho editorial.

 

Desejamos a todos uma boa leitura.

Publicado: 2022-12-16