Reflexões sobre o ativismo de marcas e suas implicações éticas

  • Pedro Chapaval Pimentel

Resumo

O ativismo de marcas consiste em uma estratégia que visa promover, impedir ou direcionar a reforma ou a estagnação social, política, econômica e/ou ambiental, com o desejo de promover ou impedir melhorias ou pioras na sociedade. Cada vez mais demandado por consumidores, tem se demonstrado uma estratégia controversa pelo seu potencial de polarização entre diferentes segmentos da sociedade. Neste cenário, questiona-se se o ativismo de marcas é uma estratégia tão arriscada, por que gestores e suas empresas insistem em implementá-las? A partir desta questão, exploram-se as implicações éticas do ativismo de marcas a partir da Teoria Geral de Ética no Marketing. Com ponderações sobre tomada de decisão, argumenta-se que a busca pelo interesse próprio de executivos e gestores é limitada por variáveis internas e externas ao sujeito. Por isso, devem levar em consideração o que é certo e mais adequado para suas empresas com base em reflexões deontológicas e teleológicas.

Publicado
2022-12-15
Seção
Sessão Especial - Convidados