Asas do discurso: Dias Gomes e García Márquez sobrevoam a América Latina

  • Luiz Carlos Dale Vedove Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.
  • Maria Cecília Guirado Universidade Estadual de Londrina - UEL. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Abstract

Este artigo tem como objetivo principal analisar as relações entre as imagens aladas criadas por Dias Gomes (na telenovela Saramandaia, de 1976) e Gabriel García Márquez (no conto Um senhor muito velho com umas asas enormes, de 1972). Essas representações foram observadas a partir de seus diálogos, desnudados por intermédio das lentes de Mikhail Bakhtin. Conjectura-se que a personagem criada por Dias Gomes (João Gibão) reproduz anseios de liberdade do Brasil no período da ditadura, assim como as criações do autor colombiano chamam atenção para a mesma reivindicação de toda a América Latina. Por meio dos diálogos estabelecidos entre as personagens (João Gibão e o Senhor muito velho com asas), o estudo pretende desvelar o corpo grotesco como elemento estrutural por onde se formalizam as semelhanças. Os significados imediatos das asas e do voo traduzem o desejo dos autores pela liberdade intelectual e pela tolerância às diferenças no Brasil e na América Latina naquele período de grande censura.

Author Biographies

Luiz Carlos Dale Vedove, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE.
Mestre em Comunicação Visual (UEL), especialista em Cinema e Documentário (Pitágoras) e jornalista (Unoeste).Leciona na Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente - Unoeste.
Maria Cecília Guirado, Universidade Estadual de Londrina - UEL. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pontifícia universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Pós-doutora em Jornalismo (UFSC) Doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e jornalista (UEL). Ministra aulas na graduação e no Mestrado em Comunicação da UEL.

Published
2018-04-26