Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos da Escola de Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O Caderno da Escola de Saúde recebe para publicação artigos originais, revisões, relatos de experiência ou de casos, atualizações, resenhas, entrevistas, ensaio, resumo de dissertação ou tese e anais de eventos científicos da área.

1. Artigo Original: relato de investigação/pesquisa original e inédita e/ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Limite máximo de 20 páginas.

2. Revisão: revisão sistematizada da literatura ou reunião dos principais fatos e idéias publicados sobre um determinado tema. Limite máximo de 15 páginas. Nesta categoria somente são aceitos artigos a convite do corpo editorial.

3. Relato de Casos: relatos de estudos avaliativos e originais, contendo dados relevantes na área profissional, acadêmica, de extensão, entre outras. A apresentação deve acompanhar as normas para artigos originais. Limite máximo de 15 páginas.

4. Atualizações: trabalhos descritivos e interpretativos, com fundamentação sobre a situação global em que se encontra determinada assunto investigativo, ou potencialmente investigativo. Limite máximo de 10 páginas.

5. Resenha: análise de obra recentemente publicada e/ou consideração teórica sobre a prática profissional na área.. Limite máximo de 05 páginas.

6. Entrevista: espaço para apresentação de entrevistas com autoridades e, ou especialistas em uma área de conhecimento dentre as áreas de interesse da revista. Limite máximo de 05 páginas.

7. Ensaios ou Notas de Aula: interpretação original de tema que contribua criticamente para o aprofundamento do conhecimento e/ou anotações/revisões de conteúdos de aula de professores da Instituição. Limite máximo de 10 páginas.

8. Resumo de Dissertação/Tese: resumo de dissertação ou tese. Limite 2 páginas.

9. Anais de Eventos Científicos da Área: coletânea de resumos de trabalhos científicos em congressos, simpósios, jornadas, etc...


- Os trabalhos devem ser encaminhados ao Caderno da Escola de Saúde com indicação de sua classificação de acordo com as categorias supracitadas. Os trabalhos devem destinar-se exclusivamente ao Caderno da Escola de Saúde, não sendo permitida sua apresentação simultânea à outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas, quer na integra ou parcialmente, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas.

- Os trabalhos serão avaliados pelo Conselho de Editorial e Conselho Científico, os quais são responsáveis pelo aceite ou recusa. Os membros avaliadores poderão sugerir modificações, o que não significa aceite definitivo.

- Para publicação, além do atendimento às normas da revista, serão considerados: atualidade, originalidade e relevância do tema, consistência científica e respeito às normas éticas. Os autores receberão parecer sobre as pendências ou os motivos da recusa.

- Os conceitos emitidos no trabalho, bem como a fidedignidade, adequação e procedências das citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade dos autores.

- Nas pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, durante a submissão do artigo via sistema, os autores deverão enviar uma cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) institucional, através do passo 4 (Documentos Suplementares), bem como os autores deverão explicitar, no corpo do trabalho, os procedimentos éticos utilizados no desenvolvimento da pesquisa e o número do protocolo de Aprovação do CEP.


FORMATAÇÃO DO TEXTO E CONTEÚDO DO TRABALHO

 

O Caderno da Escola de Saúde do Centro Universitário Autônomo do Brasil adota os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas, publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver ―como norma para publicação de artigos, disponível no site: http://www.icmje.org. Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals sendo que coloca-se um ponto após o título para separá-lo do ano. Para a abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.

Os trabalhos deverão ser submetidos via sistema (OJS), editado em formato Word, fonte Times 12, digitados em espaço 1,5, com margens: 3 cm para superior e esquerda; e 2 cm inferior e direita, e configurar tamanho de papel A4, em arquivo identificado com o nome do autor principal.


Normas para Formatação de Artigo original

1. Título: Em português e inglês deverão ser inseridos em sequência, antes dos resumos. Devem retratar o conteúdo do trabalho de forma concisa, em até 15 palavras. Em letra maiúscula, Times 14 e em negrito.

1.1- Título resumido: Incluir título resumido em português, com até 5 palavras.

1.2- Subtítulos : Letra maiúscula em negrito

1.3- Categoria: indicar uma das nove categorias mencionadas nas normas gerais.

2. Autores: Apresentar o nome completo de todos os autores. Digitados em espaço simples, alinhados à direita. Incluir no rodapé da primeira página, a titulação acadêmica, cargo ocupado e instituição a qual estão afiliados cada um dos autores. Incluir no autor responsável pela correspondência endereço completo e e.mail.

3. Resumo: Com no máximo de 300 palavras, em português e inglês (abstract). Deverá apresentar concisamente o trabalho destacando as informações de maior importância, expondo objetivos, metodologia, resultados e conclusões, em um único parágrafo. Apresentar sequencialmente os dois resumos (português e inglês) na primeira página, precedidos dos titulos, sendo o primeiro no idioma do artigo.

4. Descritores: (descriptors). Abaixo do resumo, indicar no mínimo 3 e no máximo 5 termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores recomendados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e apresentado pela Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) na página http://decs.bvs.br. Apresentá-los em minúsculas, separados por ponto-e-vírgula e com ponto ao final.

5. Introdução: Apresentação do problema, justificativa e objetivo do estudo e sua relação com outros trabalhos na mesma área.

6. Métodos: Considerações éticas do estudo devem ser mencionadas no início deste, com menção às comissões de ética que aprovaram o projeto original. Descrição precisa da metodologia adotada e, quando necessário, dos procedimentos analíticos utilizados.

7. Resultados e discussões: Exposição dos resultados alcançados e sua significância, incluindo suas implicações e limitações. Poderão ser acompanhados de tabelas e ilustrações.

7.1- Tabelas: A elaboração das tabelas deve seguir as "Normas de Apresentação Tabular" estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE (1993), limitadas ao máximo de três. Quando a tabela for extraída de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada abaixo da Tabela. Recomenda-se que os dados que possam ser descritos no texto não sejam apresentados ou repetidos em tabela ou ilustrações.

7.2- Ilustrações: Devem ser numeradas em algarismos arábicos, com suas respectivas legendas e fontes que deverão constar na referência. Excluindo as tabelas e os quadros todas as ilustrações serão designadas como figuras. Todas as ilustrações deverão estar incorporadas ao texto, limitadas ao máximo de duas.

OBS: Fotos de pessoas deverão vir acompanhadas de permissão por escrito ou não poderão ser identificadas, devendo ser anexado como documento suplementar no passo 4 da submissão.

8. Notas de rodapé: Se imprescindível devem ser usadas preferencialmente para esclarecimentos de termos. Deverão ser codificadas com sobrescrito (Ex: 1,2,3...) e o texto em minúsculo.

9. Depoimentos: Na transcrição de comentários ou de respostas, seguir as mesmas regras das citações, porém em itálico. O código que representa cada depoente entre parênteses e sem grifo.

10. Referências Bibliográficas: As referências devem obedecer ao estillo Vancouver. Numeradas em algarismos arábicos, na mesma ordem de citação no artigo. Os números identificadores devem ser inseridos entre parênteses e sobrescritos logo a seguir à sua citação. A lista de referências deve obedecer a ordem de entrada no texto.

11. Errata: os pedidos de correção deverão ser encaminhados num prazo máximo de 30 dias após a publicação da revista.

*DOCUMENTO QUE DEVERA SER ENCAMINHADO A DIREÇÃO DO CADERNO DA ESCOLA DE SAÚDE, imediatamente após o recebimento do aceite de publicação*

12. Direitos Autorais: Após o artigo ser aceito para publicação, deverá ser incluído na submissão (Submissão>documentos suplementares) o documento de transferência de Direitos Autorais assinado por todos os autores.

- Documento de transferência de Direitos Autorais


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1. Regras gerais para citações ao longo do trabalho

Recomenda-se utilizar preferencialmente a paráfrase, ou seja, a expressão das idéias do autor com palavras próprias de quem as está redigindo um texto. No texto deve-se colocar somente o número da citação em sobrescrito e entre parênteses. Ex:(8).

Citações diretas com até 3 linhas devem estar entre aspas e seguidas da referência, sempre usando a ferramenta sobrescrito. Ex:(3:16) (o número 3 é a fonte da citação e o 16 corresponde ao número da página).

Quando a citação for maior que 3 linhas deve estar em novo parágrafo, em fonte Times 11 e com recuo de 4 cm (três recuos da tecla TAB), espaço simples, sem aspas. Deve-se indicar entre parênteses e sobrescrito o número da referência e página(s) citada(s), na seqüência do texto.

Exemplo:(3:16-9) (o número 3 é a fonte da citação e 16-9 a página inicial e final da citação).

2. Exemplos de Referências Bibliográficas

1 Livros como um todo

Rivera FJU. Análise estratégica em saúde e gestão pela escuta. Rio de Janeiro (RJ):Fiocruz; 2003.

2 Capítulo de Livro

Farias CRM, Ourinho EP. Restauração dentária. In: Goldaman GT. (org) A nova odontologia. 5 ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan;1999. p.95-112.

Teses, dissertações e monografias acadêmicas

Monteiro-Cocco MI. Capacidade para o trabalho entre trabalhadores de uma empresa de tecnologia da informação [tese livre docência]. Campinas (SP): Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2002.

Chaves EMC. Redução da infecção da corrente sanguínea através do filtro bacteriológico em prematuros [dissertação]. Fortaleza (CE): Universidade Estadual do Ceará; 2003.

Trabalhos de eventos científicos: congressos, seminários, anais, livros de resumo

Andersson M, Mendes IAC, Trevizan MA. Universal and culturally dependent issues in health care ethics. Proceedings of the 13 th World Congress on Medical Law; 2000 August 6-10; Helsink; Finland; 2000.

Thomas G, Selak M, Henson PM. Estudo da fração aquosa do estrato etanólico das folhas de Cissampelos sympodialis em neutrófilos humanos. XVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil; 1996; Florianópolis (SC), Brasil.

Artigos de periódicos

5 Artigo Padrão

Monteiro MI, Fernandes ACP. Capacidade para o trabalho de trabalhadores de empresas de tecnologia da informação. Rev Bras Enferm 2006; 59(5): 603-8.

6 Com mais de seis autores

Leitão SG, Castro O, Fonseca EM, Julião LS, Tavares ES, Leo RRT, et al. Screening of Centrall and South American plant extracts for antimycobacterial activity by the AlamarBlue test. Rev Bras Farmacogn 2006; 16(1):6-11.

Instituição como autor

Ministério da Saúde (BR). Resolução nº196, de 10 de outubro de 1996. Dispõesobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo sereshumanos. Brasília (DF): Ministério da Saúde;1997.

Sem indicação de autoria

Câncer in South África/Editorial/. S Afr Med J 1994; 84:15.

Artigos de jornais

Fernandes JC. Não verás cidade como esta. Gazeta do Povo, Curitiba (PR) 2007 fev 11;89(28.224): 4.

Material eletrônico

10 Artigo de revista em formato eletrônico

Trevisol-Bittencourt PC, Ferreira MA, Marasciulo AC, Collares CF. Condições maisfreqüentes em um ambulatório de perícia neurológica. Arq. Neuro-Psiquiatr.[periódico na Internet]. 2001 Jun [citado 2008 Mar 28] ; 59(2A): 214-218.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004­282X2001000200012&lng=pt&nrm=iso. doi: 10.1590/S0004-282X2001000200012

11 Pagina Web

Ministério da Saúde (BR). A epidemiologia do câncer. Brasília (DF): InstitutoNacional do Câncer; 2002. [50 telas]. Disponível em: URL:<http://www.inca.org.br/cancer/epidemiologia/epidemiologia_do_cancer.html>.Acessado em: 23 nov 2002.

12 Documentos jurídicos: leis, atos normativos, portarias resoluções

Senado Federal (BR). Constituição Federativa do Brasil: 1988. Brasília (DF): Centro Gráfico; 1988.

Decreto lei nº 2268, de 30 de junho de 1997. Regulamenta a lei nº 9434 sobre doação de órgãos no Brasil. Diário Oficial [da] república Federativa do Brasil, Brasília (DF) 1997 jul; 123 (99):6110.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte TIMES de 12-pontos; margem de 3cm superior e direita; 2cm inferior e esquerda; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto está em conformidade com as normas de VANCOUVER e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Os autores declaram que não há conflito de interesse.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Cadernos da Escola de Saúde. ISSN Eletrônico: 1984-7041.