Benefícios da Equoterapia no Desenvolvimento Psicomotor de uma Criança com Espectro Autista

  • Sabrina Chaves CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL – UNIBRASIL
  • Amanda Tomazelli Camargo Unibrasil
  • Danieli Isabel Romanovitch Ribas Unibrasil
Palavras-chave: Autismo; Equoterapia; Psicomotricidade.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento motor faz parte de um processo sequenciado, que depende de fatores ambientais e sociais, tendo sua aquisição ligação direta com a idade do indivíduo. Crianças com déficits neurológicos podem ter aprendizagem motora reduzida e dificuldade em realizar tarefas funcionais, decorrente a interação imprópria entre os sistemas somatossensorial, visual e vestibular. A criança com transtorno do espectro autista (TEA) apresenta alterações motoras frequentemente relacionadas com os distúrbios de imitação e dificuldades de equilíbrio postural estático e dinâmico que leva a atraso em seu desenvolvimento neuropsicomotor. A equoterapia, por meio, do movimento tridimensional e a interação afetiva com o animal, vem sendo uma opção para o tratamento de crianças com déficits em seu desenvolvimento motor típico por proporcionar estimulação global e motivadora, impactando positivamente no desenvolvimento neuropsicomotor destas crianças, fornecendo estímulos motores, sensoriais e ambientais. Justificativa: Considerando os efeitos terapêuticos gerados pela equoterapia no desenvolvimento neuropsicomotor, verifica-se a necessidade de estudos que avaliem os efeitos deste recurso no desenvolvimento neuropsicomotor na criança com TEA, proporcionando, uma opção terapêutica de reabilitação para estas crianças. Objetivo: Avaliar os benefícios da Equoterapia no desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança com espectro autista. Método: Estudo de caso aprovado pelo CEP sob parecer 4.379.204, e pelo Comité de Ética de uso de animais (CEUA/CONCEUA 01) sob parecer 001, realizado de acordo com a Resolução 466/12 no Regimento da Polícia Montada (RPMON) Coronel Dulcídio, na cidade de Curitiba PR, com um participante com diagnóstico de Autismo moderado, selecionado por conveniência, sexo masculino, cinco anos. Após a assinatura do termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e do termo de assentimento (TALE), o participante selecionado foi submetido à avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, por meio, da Bateria de Teste Rosa Neto pré e pós aplicação de 12 atendimentos de Equoterapia, realizados duas vezes na semana, com duração igual a 30 minutos cada atendimento. Resultados: Ao comparar resultados obtidos nos períodos pré e pós aplicação da Equoterapia foi verificada que a idade motora geral (IMG) e o quociente motor geral (QMG) apresentaram aumento em seus valores de oito meses e 11 meses respectivamente promovendo redução de nove meses no atraso motor do participante do estudo. Ao analisar as habilidades motoras, foi possível observar ganho de 12 meses para o equilíbrio e de 36 meses para o esquema corporal, as demais habilidades (motricidade fina e global, organização espacial, organização temporal e lateralidade) mantiveram seus valores iniciais. Conclusão: A Equoterapia proporcionou melhora do desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança com TEA, favorecendo principalmente as habilidades motoras equilíbrio e esquema corporal.

Referências

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Publicado
2021-11-19
Seção
Fisioterapia