A INFLUÊNCIA DO TRADICIONALISMO DE GUÉNON NO PENSAMENTO (SOCIAL E POLÍTICO) DA DIREITA CONSERVADORA-TRADICIONALISTA BRASILEIRA ATUAL

Palavras-chave: tradicionalismo, René Guénon, sociedade brasileira, contemporaneidade

Resumo

O Tradicionalismo é um movimento que surge como contraposição ao pensamento liberal defendido pela Revolução Francesa, em defesa da tradição e contrária a noção de igualdade social, defendendo a hierarquia social e a ligação com o espiritual, religioso, transcendental, místico e metafísico. Um relevante nome do Tradicionalismo contemporâneo é o francês René Guénon (1886-1951), muito influente na Europa e na América do Norte, sendo conhecido inclusive como fundador do movimento Tradicionalista por alguns pesquisadores. Assim, podemos inferir que o movimento tradicionalista atual tem como base o proferido pelo tradicionalista francês René Guénon em sua obra “A Crise do Mundo Moderno” de 1927. A direita conservadora brasileira, que ficou evidente mais recentemente em 2018, é conhecida por defender ideias e pensamentos considerados antiquados, mas que analisados teoricamente, possuem uma grande equivalência ao defendido por Guénon no Tradicionalismo. Assim, mediante revisão bibliográfica e análise qualitativa, averígua-se a influência do Tradicionalismo de Guénon e sua obra no pensamento social e político brasileiro da chamada direita conservadora atual. Considerando, através do raciocínio dedutivo, as colocações de Guénon quanto a defesa do conhecimento autêntico apenas através do espiritual, religioso e metafísico, da defesa de uma hierarquia social baseada em desigualdades, da noção de que o governante deve ter relação com o transcendente para ser competente para governar, da dominação de uma elite de minoria sobre a maioria, contrariando o que se entende por democracia, e sua crítica quanto ao conhecimento racional e científico e a noção de igualdade social, conclui-se que é manifesta a influência do Tradicionalismo de Guénon no pensamento social e político da chamada direita conservadora-tradicionalista brasileira atual, mesmo que identificadas certas flexibilizações (ou atualizações) nas noções implementadas, que ocorrem a fim de atender aos interesses da elite, como a incorporação do liberalismo e do catolicismo em suas considerações e fundamentos.

Biografia do Autor

Isadora Beatriz Teixeira Carlos, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil

Doutoranda e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Fundamentais e Democracia do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil (Curitiba, Brasil). Bolsista CAPES/PROSUP. Especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pela Universidade Positivo (Curitiba, Brasil). Advogada.

 

Publicado
2022-11-22