POLÍTICAS PÚBLICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: INVESTIMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA CONCRETIZAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Palavras-chave: Direito à educação; Políticas Públicas; Financiamento educacional.

Resumo

O desenvolvimento da pesquisa tem por objetivo demonstrar a importância das políticas públicas educacionais como forma de concretização do Estado Democrático de Direito, haja vista que a sua existência depende, de forma efetiva, da participação social e do exercício da cidadania. A análise tem como ponto de partida o direito à educação, direito social que tem como propósito o desenvolvimento pleno do ser humano, destinado tanto para a formação quanto para o preparo para o mercado de trabalho. O referido direito é visto enquanto direito fundamental, ainda que disposto em artigo diverso daquele que elenca os direitos fundamentais, apresenta-se como condição primordial de existência e participação coletiva e, portanto, como sendo a realização do princípio da dignidade da pessoa humana. Em que pese ser um direito social essencial, de conteúdo fundamental, não se realizam de forma automática, necessitando da realização de políticas públicas educacionais, visando atingir o bem comum, apresentando condições para a evolução das pessoas. As ações necessitam, portanto, de um impulso interventor estatal, ou seja, torna-se imprescindível políticas públicas de financiamento do direito à educação. A realização pauta-se nos critérios de porcentagem de receita resultante de impostos de manutenção e desenvolvimento do ensino estipulado para os entes federativos, bem como nos elencados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O financiamento do direito à educação deve ser visto enquanto forma de intervenção do poder público em uma área que representa o direito da cidadania, garantindo aos cidadãos as condições necessárias de progresso e participação social, que podem ser designadas como sendo necessidades básicas de existência, principalmente a fim de que seja possível a redução de desigualdades sociais, permitindo a ascensão dos indivíduos.

Biografia do Autor

Bruna Isabelle Simioni Silva, Uninter

Doutoranda e Mestra em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL (Bolsista PROSUP/CAPES); Graduada em Direito - Faculdades Integradas do Brasil - UNIBRASIL; Professora no Centro Universitário Internacional - UNINTER; Responsável pelo Grupo de Estudos: Direitos da Mulher do Centro Universitário Internacional – UNINTER; Colunista do sala de aula criminal. Advogada. E-mail: [email protected]

Gabriela Ganho, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UNIBRASIL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP), da CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisa em Direito Constitucional - NUPECONST do PPGD do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil e membro do corpo editorial da Revista de Direitos Fundamentais e Democracia (RDFD). Especialista em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Possui graduação em Direito pelas Faculdades Integradas do Brasil (2013). Membro da comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR. Atualmente é advogada atuando nas áreas de Direito Empresarial, Contratos, Sucessões, Recuperação Judicial e Falência. Com especial atuação consultiva empresarial.

Publicado
2022-11-22