REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: USO DE DEJETOS SUÍNOS NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS
Resumo
A suinocultura desempenha um papel significativo na economia brasileira, especialmente na região sul, responsável por uma parcela substancial da produção nacional. No entanto, a produção de carne suína gera resíduos que, se não tratados adequadamente, podem resultar em impactos ambientais, como a contaminação de rios e lençóis freáticos com gás metano, contribuindo para o efeito estufa. O aumento na produção de resíduos suínos devido ao crescimento da atividade suinícola e à tecnologia de produção resultou em desafios sanitários e de saúde pública. Estudos indicam que o investimento em biodigestores pode ser recuperado em um curto período, além de proporcionar renda adicional aos produtores rurais. No entanto, a viabilidade econômica desses sistemas depende da demanda de energia elétrica e da análise cuidadosa dos excedentes gerados. Além dos benefícios econômicos, os biodigestores também contribuem para a redução dos impactos ambientais da suinocultura, melhorando as condições de vida no entorno das propriedades.
Referências
CERVI, Ricardo G.; ESPERANCINI, Maura ST; BUENO, Osmar de C. Viabilidade econômica da utilização do biogás produzido em granja suinícola para geração de energia elétrica. Engenharia Agrícola, v. 30, p. 831-844, 2010.
COLDEBELLA, A. Viabilidade do uso do biogás da bovinocultura e suinocultura para geração de energia elétrica e irrigação em propriedades rurais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola / Engenharia de Sistemas Agroindustriais) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2006.
DA SILVA GOMES, Tatiane Machado; RAIHER, Augusta Pelinski. Viabilidade econômica da produção de biogás de dejetos suínos: um estudo de caso. Revista Ciências Administrativas, v. 19, n. 2, p. 776-815, 2013.
DEGANUTTI, Roberto, PALHACI, Maria do Carmo Jampaulo Plácido, ROSSI, Marco et al. Biodigestores rurais: modelo indiano, chinês e batelada. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL, 4., 2002, Campinas. Anais eletrônicos. Disponível em:
GASPAR. R.M.B.L. Utilização de biodigestores em pequenas e médias propriedades rurais com ênfase na geração de valor: um estudo de caso na região de Toledo- PR. 2003.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em:
LUCAS JR., J.; SANTOS, T.M.B.; OLIVEIRA, R.A. Possibilidade de uso de dejetos animais no meio rural. In: LIMA, M.A.; CABRAL, O.M.R.; MIGUEZ, J.D.G. (Ed) Mudanças climáticas globais e a agropecuária brasileira. Jaguariúna: EMBRAPA Meio ambiente, 2001. Cap.15, p.303-323.
OLIVEIRA, R. A.; CAMPELO, P. L. G.; MATOS, A. T.; MARTINEZ, M. A.; CECON, P. R. Influência da aplicação de águas residuárias de suinocultura na capacidade de infiltração de um solo podzólico vermelho-amarelo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande. V.4, n.2, p. 263-267, 2000
PECORA, V. Implantação de uma unidade demonstrativa de geração de energia elétrica a partir do biogás de tratamento do esgoto residencial da USP: estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Energia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
PERDOMO, C.C; OLIVEIRA, P.A.; KUNZ, A. Sistemas de tratamento de dejetos de suínos: Inventário tecnológico. Concórdia: EMBRAPA-CNPSA. p.83. 2003
RANZI, T.J.D.; ANDRADE,M.A.N. Estudo de viabilidade de transformação de esterqueiras e bioesterqueiras para dejetos de suínos em biodigestores rurais visando o aproveitamento do biofertilizante e do biogás. In: ENCONTRO DE ENERGIA NO MEIO RURAL E GERAÇÃO DISTRIBUIDA, Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2004.
Copyright (c) 2024 Anais do EVINCI - UniBrasil
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.