VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA COMO VIOLÊNCIA DE GÊNERO INSTITUCIONALIZADA: BREVES CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS DIREITOS HUMANOS E DO RESPEITO ÀS MULHERES

  • Adriana Cristina Mariani UniBrasil Centro Universitário
  • José Osório do Nascimento Neto UniBrasil Centro Universitário

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a existência de uma nova categoria de violência institucional e de gênero: violência obstétrica. Para que isso seja possível, parte-se, primeiro, de uma tentativa de construção do conceito de violência obstétrica, para além de evidências cientificas não-consentidas e/ou informadas em ambiente hospitalar; subsequentemente, busca-se elevar – não no sentido categórico, mas no sentido mais amplo possível da palavra – a violência obstétrica como violência de gênero e violência institucionalizada; e, por último, como essas lesões ferem tantos os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, como a dignidade da pessoa humana. Essa análise descritiva-interpretativa evidencia uma carência de debate multicultural em relação ao que se pode esperar de uma maternidade segura como direito fundamental da mulher. É por meio dos direitos humanos e do Estado Constitucional que se espera uma mudança livre, justa e digna por/de/para mulheres.

Biografía del autor/a

Adriana Cristina Mariani, UniBrasil Centro Universitário
Graduada em Direito pelo UniBrasil Centro Universitário
José Osório do Nascimento Neto, UniBrasil Centro Universitário
Professor de Teoria da Constituição e Direito Administrativo do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. Doutor e Mestre em Direito pela PUC Paraná, com estágio de doutoramento (período sanduíche) na Universidad Carlos III de Madrid - UC3M (bolsista CAPES). Especialista em Direito Contemporâneo com ênfase em Direito Público, pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro - UCAM/RJ. Graduado em Direito pela PUCPR. Realizou atualização de EaD Docência: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia de Pesquisa Científica, pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro - FGV/RJ. Membro da Associação Ítalo-brasileira de Professores de Direito Administrativo e de Direito Constitucional - AIBDAC. Advogado. Membro da Comissão de Educação Jurídica - OAB/PR.
Publicado
2016-11-07

Artículos más leídos del mismo autor/a