O Diálogo Intertextual entre Woody Allen e Federico Fellini nos filmes"ALICE" (1990) e "GIULIETTA DEGLI SPIRITI" (1965).

  • Denize Corrêa Araújo Universidade Tuiuti do Paraná
  • Alexandre Silva Wolf Universidade Tuiuti do Paraná FAE Centro Universitário

Resumo

O cineasta Woody Allen tem um vasto trabalho que oferece muitas possibilidades de análise. Ele é reconhecido mundialmente por seu trabalho e por sua criatividade, que é posta à prova em todos os filmes que produz. Ele é considerado por alguns pesquisadores como o representante por excelência do cinema pós-moderno, que apresenta a paródia e a colagem como ferramentas da produção cinematográfica. A pluralidade de seu discurso nos permite pensar em seu trabalho como um exemplo de intertextualidade aplicada ao cinema. Julia Kristeva cunhou a palavra "intertextualidade" após o conceito de "dialogismo" de Bakhtin, quando as vozes interagem em um texto, não tendo a voz do autor como a única, como em um texto monológico, Kristeva também descreveu muitas vozes, mas não apenas dentro de um texto. Para ela, um novo texto pode revisitar mais dois textos, dando-lhes uma nova conotação, como paródia ou pastiche. Os filmes de Woody Allen constroem uma rede significativa, composta de anúncios, lembranças, correspondências, deslocamentos e saltos que fazem de sua narrativa um tecido de fios cruzados, nos quais seus elementos podem pertencer a muitos circuitos. Em "Alice" (1990), Allen dialoga intensamente com a obra "Giulietta degli spiriti" (1965), de Federico Fellini. Este trabalho pretende apresentar e analisar os diálogos intertextuais do primeiro diretor com o segundo, identificando o trabalho resultante como um produto cinematográfico original.

Referências

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Publicado
2020-08-03