Avaliação da trombocitopenia e envolvimento da esplenomegalia em ratos submetidos ao modelo de hipertensão portal
Conteúdo Principal do Artigo
Resumo
Na hipertensão portal (HP) ocorre o aumento da resistência vascular na veia porta e se desenvolve circulação colateral com dilatação das veias esplâncnicas para que o fluxo sanguíneo possa alcançar o sistema da veia cava superior, com consequente trombocitopenia. Para o diagnóstico de HP tem-se utilizado a esofagogastroduodenoscopia (EGD) e a medida do gradiente de pressão venosa hepática (GPVH), métodos invasivos e desconfortáveis. Muitos métodos não invasivos têm sido propostos para evidenciar a presença de varizes, entre eles a correlação entre a contagem de plaquetas (CP) e o diâmetro do baço (DB). Este trabalho teve como objetivo avaliar a CP e DB como preditivo de presença de varizes em ratos Wistar com HP induzida por Ligadura Parcial da Veia Porta (LPVP). O trabalho teve aprovação da CEUA da Faculdade Evangélica do Paraná, protocolo nº3881/2014. Foram utilizados 16 ratos Wistar, pesando em média 300g, divididos em Grupo I: Controle (SO) e Grupo II: LPVP. No 15º dia foram coletadas amostras de sangue para a contagem de plaquetas e removido o baço para medida do diâmetro. Foi feita análise estatística para comparação entre os grupos I e II, com significância de 5%. Não houve diminuição do número de plaquetas e aumento do diâmetro do baço significativos ao comparar os grupos (p>0,05). Concluindo, esse estudo mostrou que não existe diferença significativa na relação CP/DB entre o grupo I comparado ao grupo II, demonstrando que esse modelo não foi eficiente para avaliar esses parâmetros.
Detalhes do Artigo
Como Citar
Rosa, F. F. da, Borges, B. E., Vasco, J. F. de M., Kubrusly, L. F., & Marques, C. M. (2017). Avaliação da trombocitopenia e envolvimento da esplenomegalia em ratos submetidos ao modelo de hipertensão portal. Cadernos Da Escola De Saúde, 1(13). Recuperado de https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2436
Edição
Seção
Artigo Original
Transferimos os direitos autorais pertinentes ao manuscrito, aceito para publicação nesta revista, para propriedade exclusiva dos Cadernos da Escola de Saúde e, concordamos que seja vedada a reprodução parcial ou total em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada ao Conselho Diretor da Revista.