Quantitativo de bactérias mesófilas presente em bandejas de praças de alimentação em shoppings de Curitiba – Paraná
Conteúdo Principal do Artigo
Resumo
Objetivo: quantificar as Unidades Formadoras de Colônias por cm2 (UFC/cm2) através da contagem de colônias bacterianas mesófilospresentes nas superfícies das bandejas de unidades de alimentação dos Shoppings Centers na cidade de Curitiba – Paraná. Método: pesquisa quantitativa, onde analisou-se 20 bandejas, divididas proporcionalmente em dois Shoppings Centers escolhidos aleatoriamente. As coletas das amostras foram realizadas utilizando as placas Rodac®para medir a carga microbiana e fazer a contagem das UFC/cm². Resultados: constatou-se a presença de micro-organismos mesófilos em ambos os Shoppings Centers, 30% das bandejas do Shopping Center “A” apresentavam valores inaceitáveis, e no Shopping Center “B”, 60%. Conclusão: a presença de micro-organismos mesófilos em ambos os locais sugere a necessidade de maior cuidado nas boas práticas de manipulação e na higienização das bandejas e utensílios, a fim de garantir a segurança alimentar e minimizar a contaminação e propagação de doenças transmitidas por alimentos.
Detalhes do Artigo
Como Citar
Sales, W. B., Anjos, M. dos, Speltz, M. R., Caveião, C., & Vasco, J. F. de M. (2017). Quantitativo de bactérias mesófilas presente em bandejas de praças de alimentação em shoppings de Curitiba – Paraná. Cadernos Da Escola De Saúde, 2(16). Recuperado de https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2465
Edição
Seção
Artigo Original
Transferimos os direitos autorais pertinentes ao manuscrito, aceito para publicação nesta revista, para propriedade exclusiva dos Cadernos da Escola de Saúde e, concordamos que seja vedada a reprodução parcial ou total em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada ao Conselho Diretor da Revista.