INTERVENÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA

  • Luma Cordeiro Rodrigues
  • Bryan Gonzaga Levi
  • Betina Antonio
  • Cintia Bellia
Palavras-chave: Palavras-chave: fonoaudiologia; transtorno do espectro autista; desenvolvimento da linguagem.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação, interação social e comportamento, podendo variar em intensidade e impacto conforme o nível de suporte necessário. Considerando a crescente prevalência do TEA e seus efeitos significativos sobre a linguagem e a comunicação, a atuação fonoaudiológica torna-se essencial para promover o desenvolvimento comunicativo e social desses indivíduos, contribuindo para sua inclusão e qualidade de vida. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão de literatura, as principais intervenções fonoaudiológicas descritas na literatura científica, nos últimos cinco anos, que favorecem o desenvolvimento da linguagem em crianças com TEA. A pesquisa utilizou bases como SciELO, PubMed e BVS, com descritores padronizados e critérios de inclusão/exclusão específicos. Três abordagens principais foram destacadas: o modelo JASPER, os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e a Análise Aplicada do Comportamento (ABA). Os resultados demonstram que todas as abordagens apresentam evidências de eficácia, com impactos distintos conforme o perfil da criança e o nível de suporte necessário. O modelo JASPER mostrou-se eficaz na linguagem espontânea; a CAA favoreceu a comunicação funcional em crianças não verbais; e a ABA promoveu ganhos estruturados em aspectos comunicativos e comportamentais. Conclui-se que a combinação estratégica dessas intervenções, aliada à atuação interdisciplinar e ao envolvimento familiar, é essencial para potencializar os resultados terapêuticos e promover maior qualidade de vida aos indivíduos com TEA.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais: DSM-5. (5a ed.; M. I. C. Nascimento, Trad.). Porto Alegre, RS: Artmed,
2014.
BASTOS, Ana Carolina Fonseca; ABREU, Nayara Caroline Barbosa; BRITTO, Denise
Brandão de Oliveira e. Modelos de intervenção para a promoção da linguagem de crianças com
Transtorno do Espectro do Autismo: revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, São
Paulo, v. 37, n. 1, 2025.
BEUKELMAN, David R.; LIGHT, Janice Catherine. Augmentative & Alternative
Communication: Supporting Children and Adults with Complex Communication
Needs. Maryland: Brookes Publishing Company, 2020.
CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Conselhos Regionais. [S.l.]: CFFa, [s.d.].
Disponível em: https://fonoaudiologia.org.br/conselhos-regionais/.
FROLLI, Alessandro et al. AAC and Autism: Manual Signs and Pecs, a Comparison. Behavior
Science, v. 12, n. 10, 2022.
GITIMOGHADDAM, Mojgan et al. Applied Behavior Analysis in Children and Youth with
Autism Spectrum Disorders: A Scoping Review. Perspectives on Behavior Science, v. 45, p.
521–557, 2022.
IRAMAIA, Silva Carlos. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como estratégia de
inclusão na educação infantil. Aquila, n. 32, p. 043–054, 2025.
KASARI, Connie et al. The JASPER Model for Children with Autism: Promoting Joint
Attention, Symbolic Play, Engagement, and Regulation. Nova Iorque: Guilford
Publications, 2021.
KASARI, Connie et al. Spoken language outcomes in limited language preschoolers with
autism and global developmental delay: RCT of early intervention approaches. Autism
Research, v. 16, n. 6, 2023.
MAKSIMOVIĆ, Slavica et al. Importance of Early Intervention in Reducing Autistic
Symptoms and Speech–Language Deficits in Children with Autism Spectrum Disorder.
Children, Basileia, v. 10, n. 1, 2023.
NOGUEIRA, Rosely Silva et al. Aba na escola: a importância de se trabalhar a análise do
comportamento aplicada ao transtorno do espectro autista. In: IX CONEDU. Campina
Grande: Realize Editora, 2023.
11
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Classificação Estatística Internacional
de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, 11ª revisão. 2025. Disponível em:
https://icd.who.int/browse/2025-01/mms/pt#437815624.
PEREIRA, Erika Tamyres et al. Comunicação alternativa e aumentativa no transtorno do
espectro do autismo: impactos na comunicação. CoDAS, v. 32, n. 6, 2020.
VOGINDROUKAS, Ioannis et al. Language and Speech Characteristics in Autism.
Neuropsychiatric Disease and Treatment, v. 18, p. 2367–2377, 2022.
WADDINGTON, Hannah et al. The effects of JASPER intervention for children with autism
spectrum disorder: A systematic review. Autism, v. 25, n. 8, 2021.
WANG, Ling et al. Autism Spectrum Disorder: Neurodevelopmental Risk Factors, Biological
Mechanism, and Precision Therapy. International Journal of Molecular Sciences, China, v.
24, n. 3, 2023.
Publicado
2025-12-12
Seção
Fonoaudiologia EAD

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)