ALTAS HABILIDADES E AUTISMO: EVIDÊNCIAS ACERCA DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE NOS ARTIGOS CIENTÍFICOS

  • Betina Sguario Moreschi antonio UNIBRASIL
  • Luma Cordeiro Rodrigues
  • Bruna Adams
Palavras-chave: Dupla excepcionalidade; Altas habilidades; Autismo; Inclusão escolar; Neurodiversidade;

Resumo

Resumo

 

 

A dupla excepcionalidade, caracterizada pela coexistência de altas habilidades/superdotação e autismo, representa um desafio significativo para o diagnóstico e para o desenvolvimento educacional e emocional do indivíduo. Embora esses alunos apresentem elevado potencial em áreas específicas, como raciocínio lógico, criatividade e memória, enfrentam simultaneamente dificuldades sociais, comunicativas e comportamentais que exigem uma abordagem multidisciplinar e individualizada. A subidentificação é comum, especialmente no contexto escolar, onde o foco tradicional no desempenho acadêmico pode mascarar tanto os talentos quanto as dificuldades desses estudantes. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as características da dupla excepcionalidade, compreendendo os desafios específicos em termos de diagnóstico, desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional, a fim de propor intervenções e estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral e a inclusão social. A pesquisa consistiu em uma revisão sistemática de literatura, com seleção de 11 artigos científicos (4 nacionais e 7 internacionais) nas bases CAPES e ERIC. Os resultados foram organizados em quatro eixos principais: (1) Identificação e diagnóstico – ainda marcada por dificuldades e risco de invisibilidade dos talentos criativos; (2) Perfil cognitivo – heterogeneidade entre habilidades excepcionais e déficits, com impacto na autoimagem; (3) Aspectos educacionais – comportamentos de aprendizagem contraditórios e crescimento da presença desses alunos no ensino superior; (4) Aspectos emocionais – influência das relações sociais e familiares no enfrentamento de desafios emocionais. Conclui-se que a compreensão da dupla excepcionalidade é essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis à diversidade. No Brasil, a escassez de pesquisas sobre o tema reforça a necessidade de ampliar o conhecimento e investir em métodos eficazes de identificação e intervenção, garantindo que esses indivíduos alcancem seu pleno potencial e sejam incluídos de forma significativa na sociedade.

Referências

DELOU, C. M. C. Altas habilidades e autismo: dupla excepcionalidade. Curitiba: Editora Realize, 2023.
SOLER, P. S. Dupla excepcionalidade: altas habilidades e autismo. Revista Iberoamericana, [S.l.], 2024.
VILARINHO-REZENDE, D. Desafios no diagnóstico de dupla excepcionalidade. SciELO.org.pe, 2016. Disponível em: https://www.scielo.org.pe. Acesso em: 10 out. 2025.
ALVES, R. J. R. Relações entre altas habilidades e deficiências. BVS Saúde, 2015. Disponível em: https://bvsalud.org. Acesso em: 10 out. 2025.
Publicado
2025-12-12
Seção
Fonoaudiologia EAD

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