ANÁLISE COMPARATIVA DAS TÉCNICAS DE MERCHANDISING NO SEGMENTO PET

UM ESTUDO ENTRE AS LOJAS PETZ E AUPETMIA EM CURITIBA

  • Isabela Shibata de Pol Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Julia Xavier Martins Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Luiz Felipe Albuquerque Kavilhuka Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Pablo Henrique Paschoal Capucho Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Merchandising, Mercado Pet, Experiência do consumidor, varejo, atendimento

Resumo

O presente estudo analisou as estratégias de merchandising aplicadas em dois estabelecimentos do setor pet com perfis distintos: a Aupetmia, em Pinhais – PR, e a Petz, no Shopping Jockey Plaza, em Curitiba – PR. O objetivo foi compreender como diferentes formas de organização do espaço, comunicação visual, exposição de produtos e atendimento impactam a experiência do consumidor. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, utilizou observação direta, registros fotográficos e um roteiro estruturado de análise. Os resultados evidenciaram que a Aupetmia se diferencia pelo atendimento humanizado e próximo, fortalecendo vínculos com os clientes, enquanto a Petz se destaca pela variedade de produtos e serviços, embora apresente excesso de estímulos visuais. Conclui-se que o merchandising, quando planejado estrategicamente, pode ser determinante para a fidelização e diferenciação competitiva no mercado pet.

Biografia do Autor

Isabela Shibata de Pol, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Discente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Julia Xavier Martins, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Discente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Luiz Felipe Albuquerque Kavilhuka, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Discente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Pablo Henrique Paschoal Capucho, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Referências

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ROXA, Carlos. Estratégias de comunicação no varejo pet. Revista de Administração e Negócios, v. 12, n. 2, p. 45-63, 2020.
Publicado
2025-11-27
Seção
Publicidade e Propaganda

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