COMO AS ESTRATÉGIAS DE VISUAL MERCHANDISING DE HERING E RENNER INFLUENCIAM A JORNADA DE COMPRA DO CONSUMIDOR

  • Alysson Juliano Miranda Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Eduarda dos Santos Gomes Centro Universitário Autônomo do Brasil
  • Pablo Henrique Paschoal Capucho Centro Universitário Autônomo do Brasil
Palavras-chave: Vestuário, Merchandising, Visual merchandising, consumo

Resumo

O vestuário, além de atender à função de proteção, representa um importante elemento cultural e social, refletindo valores identitários e práticas de consumo. Este estudo teve como objetivo analisar as estratégias de visual merchandising das lojas Hering e Renner, localizadas no Jockey Plaza Shopping em Curitiba, no mês de setembro. A pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, foi realizada por meio de observação direta e registro fotográfico, com foco em fachadas, vitrines, layout interno e comunicação visual. Os resultados apontaram que a Hering adota uma abordagem minimalista e centrada no conceito de “básico”, enquanto a Renner se destaca pelo dinamismo e uso de recursos tecnológicos aliados à comunicação promocional. Conclui-se que o visual merchandising exerce papel estratégico no varejo de moda, não apenas como estímulo ao consumo, mas também como ferramenta de branding capaz de consolidar a identidade e reforçar o posicionamento das marcas

Biografia do Autor

Alysson Juliano Miranda, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Discente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Eduarda dos Santos Gomes, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Discente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Pablo Henrique Paschoal Capucho, Centro Universitário Autônomo do Brasil

Docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil).

Publicado
2025-11-27
Seção
Publicidade e Propaganda

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